Colaboração digital que ajuda a superar abusos na infância

Graduandos em Comunicação Digital apresentam produtos de Inovação Social

Crédito: Juliana Borgmann

Na manhã desta quarta-feira, 28/6, ocorreu a apresentação dos Produtos ComDig de Inovação Social, do curso de Comunicação Digital do Campus Unisinos São Leopoldo.

Durante a disciplina de Produto II – Colaboração, ministrada pelos professores Daniel Bittencourt e Maria Clara Aquino Bittencourt, os alunos elaboraram planejamento de um produto focado em colaboração digital. O tema desse semestre foi Exploração Sexual e Abuso Infantil.

Crédito: Juliana Borgmann

Para começar as criações, os estudantes pesquisaram sobre o contexto e macroambiente. Conversaram com assistentes sociais, conselheiros tutelares e visitaram instituições e entidades que trabalham com crianças e adolescentes que já sofreram abuso. Ainda, buscaram projetos e produtos já existentes no mercado, na tentativa de gerar um objetivo estratégico que preparasse o caminho para a etapa da prototipagem.

Os projetos Liberte-se, Tina e Guigo, Seiva e Charlotte’s Demons foram apresentados à banca composta pela assistente social e professora do curso de Serviço Social, Marilene Maia, pelo diretor criativo da agência DZ Estúdio, Gustavo Mini e pela analista técnica do Tecnosinos, Cláudia Gribeler Backes.

Comunicação que transforma vidas

“Até onde vai as carícias e quando começa o abuso?”. Assim começou a apresentação do Liberte-se, plataforma de ajuda online. Pessoas que sofreram abuso e exploração sexual na infância podem, de maneira colaborativa, anônima e espontânea, ajudar outras que passaram pela mesma situação, a ser libertarem de suas dolorosas experiências.

Crédito: Juliana Borgmann

O projeto Tina e Guigo foi pensado para o público infantil. Os alunos criaram dois personagens pinguins para interagir com as crianças. A Tina e o Guigo têm uma fisionomia acolhedora e serve como ferramenta de apoio aos infantes, e isso ficou bem explícito no seu lema: “Juntos não sentimos frio”.

“Uma boa comunicação é capaz de transformar vidas” foi o tema trazido pela Seiva,plataforma de ouvidoria. O projeto busca conhecer, compreender e empoderar as vítimas. Por último, Charlotte’s Demon trouxe a gameficação como meio de informar e falar sobre esse tema tão delicado. O jogo, em plataforma mobile, tem como interface o celular da Charlotte e, ao decorrer do jogo, o gamer descobre o que acontecer com a menina.

Durante a banca, os três avaliadores destacaram o quanto estavam impressionados pela qualidade dos trabalhos. “Assistindo as apresentação, consegui ver o quanto vocês estudaram o tema para poder montar o projeto de vocês”, referiu a professora Marilene. O avaliador Gustavo Mini elogiou a sensibilidade que os futuros comunicadores digitais tiveram ao elaborar suas plataformas e destacou a consistência dos projetos e prestigiou a metodologia usada pelos alunos. Cláudia, representante do Tecnosinos, elogiou os projetos e destacou que os quatro têm potencial para se tornar realidade.

Crédito: Juliana Borgmann

Para finalizar a atividade, a professora Maria Clara declarou que estava muito impactada e orgulhosa dos trabalhos apresentados pelos alunos. “No início foi difícil. Foi um processo complicado devido ao tema, mas foi muito gratificante ver os projetos prontos”, contou a professora.