Brasil e Estados Unidos: uma parceria forte e crescente

Aula Magna do curso de Relações Internacionais contou com a presença do Cônsul-Geral dos Estados Unidos da América

Crédito: Rodrigo W. Blum

As atenções da Aula Magna do curso de Relações Internacionais, realizada ontem, 2 de setembro, no campus Unisinos Porto Alegre, estiveram voltadas para as lições e experiências partilhadas pelo Cônsul-Geral dos Estados Unidos, Dennis Hankins. Ministrada em Inglês, a aula trouxe importantes elementos para entender a relação bilateral entre o Brasil e os Estados Unidos, a sua relevância e as questões envolvidas pela implantação do consulado em Porto Alegre.

Universidade e lideranças globais

“Nossa principal responsabilidade é criar uma nova geração de líderes internacionais, novos talentos que possam liderar uma inserção qualificada do Brasil no mundo”, explicou Gabriela Mezzanotti, coordenadora do curso de RI, na abertura do evento.

O depoimento de estudantes Ana Lara de Medeiros Farias, Luisa Buogo, Larissa Migotto e Annia Klein sobre as experiências no exterior proporcionadas ou estimuladas pela academia, ressaltaram a dedicação do curso e universidade para a formação do internacionalista. “Esse momento nos orgulha”, afirmou o reitor Pe. Marcelo Fernandes de Aquino. “A Unisinos está num processo de inflexão tecnológica e internacionalização, numa caminhada que envolve a formação de líderes globais e a construção da instituição como uma universidade global de pesquisas. Com isso, pretendemos colaborar com a formação de uma pátria livre e multicultural, que valoriza suas potencialidades”, completou.

A Strong and Growing Partnership

John Stabbles, Cônsul dos Estados Unidos para o Rio Grande do Sul, disse que o consulado no estado representa mais do que a agilidade na emissão de vistos e na prestação de outros serviços, “cerca de 80 estudantes da região Metropolitana recebem aulas de Inglês gratuitamente. É do nosso interesse atuar em benefício do estado, em parceria com instituições, ONGs, movimentos sociais e outras frentes que se dedicam pela educação e desenvolvimento social regional”, enfatizou. Segundo o Cônsul-Geral dos Estados Unidos, Dennis Hankins, esses são somente alguns dos objetivos da missão no RS, que incluem a promoção do relacionamento econômico e político, o fortalecimento dos laços comerciais, de investimentos e das alianças estratégicas.

Bases sólidas para a parceria

“O Brasil é um país multicultural e rico em experiências compartilhadas entre a população de imigração, por exemplo. Além disso, apresenta um crescimento sócio econômico de destaque, sendo hoje a sexta maior economia, e projeta ser a quinta maior até 2015. A taxa de crescimento da Europa será de cerca de 2%, enquanto a brasileira deve alcançar os 4%”, detalhou Hankins. Para ele, o potencial brasileiro para a parceria representa, ainda o interesse que tem despertado em grandes empresas de tecnologia, que já investem aqui, como Google, Internacional Paper e Facebook. As áreas energéticas, de segurança e a agricultura também foram destacadas pelo Cônsul.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Gabriela Mezzanotti concluiu ressaltando o novo olhar que é voltado para o país, “nos últimos tempos, o Brasil vem demonstrando uma autonomia muito maior dos Estados Unidos, deixando de ser apenas um ator automaticamente alinhado, para poder defender seus interesses nacionais, em relevantes espaços multilaterais. Passamos de um ‘alinhamento automático’ para um ‘diálogo estratégico’, e acrescentou, “para o Rio Grande do Sul, o consulado é uma oportunidade para o desenvolvimento de uma maior cooperação entre o setor privado e universidades”.

A Aula Magna contou ainda com as presenças do Cônsul-Honorário da Sérvia, Edison Freitas de Siqueira; Cônsul da Alemanha em Porto Alegre, Robert Strnadl, Embaixadora Leda Lúcia Martins Camargo, Pró-Reitor da Unisinos, Pedro Gilberto Gomes; decana da Escola de gestão e Negócios, Yeda Swirski de Souza; coordenadora executiva do setor Automotivo na Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Promoção Investimento, Maria Paula Merlotti; presidente do Conselho Regional de Contabilidade do RS, Antônio Carlos de Castro Palácios; embaixador Cláudio Lyra; gerente da Unidade de Negócios e Relações Internacionais da Unisinos, Carla Mendonça e do professor Volnei Pereira da Silva.