Aula magna de Letras terá doação do acervo de Vianna Moog

Atividade acontece na quarta-feira, 14 de outubro

A Aula Magna da Graduação em Letras da Unisinos celebrará a doação do acervo do ensaísta e romancista Vianna Moog à universidade. A atividade acontecerá na quarta-feira, 14 de outubro, às 19h, no Anfiteatro Padre Werner, campus de São Leopoldo.

Terceiro ocupante da Cadeira 4 da Academia Brasileira de Letras, sucessor de Alcides Maya, Moog é considerado um dos mais destacados intelectuais do país. Autor de diversas obras, recebeu o Prêmio Graça Aranha por Um rio imita o Reno, romance antirracista escrito na época de ascensão do nazismo, e é lembrado pelo envolvimento com a Revolução de 30.

A formalização da entrega contará com a presença de Anna Maria Moog Rodrigues, filha do autor. Ela conta que o tratamento adequado do acervo prometido pela instituição e o fato de São Leopoldo ser a cidade onde Vianna nasceu contribuíram para que ela e os irmãos escolhessem a Unisinos como depositária.

De acordo com Anna Maria, a intenção é inspirar alunos a realizarem pesquisas sobre a obra, no todo ou em qualquer aspecto dela. “Creio que também gostaríamos de ver a correspondência eventualmente organizada para consultas. Talvez até que fosse feita uma publicação dos inéditos. Que mais? Bom, creio que as ideias eventualmente seriam as dos próprios pesquisadores”, comenta.

No evento, também haverá uma palestra sobre Crítica Genética, com a participação das professoras Márcia Ivana de Lima e Silva (UFGRS), Isabel Arendt, Eliana Pritsch e Márcia Lopés Duarte (Unisinos), além de Anna Maria.