Estudantes de Arquitetura e Urbanismo desenvolvem projetos sociais em São Leopoldo

Parceria com a Prefeitura Municipal de São Leopoldo permite que os alunos criem projetos sociais dentro do curso

Crédito: Getty Images

Com foco na responsabilidade social da Universidade com a região do Vale do Rio dos Sinos, o curso de Arquitetura e Urbanismo por meio da coordenação e professores da atividade acadêmica Atelier de Projeto 6, fechou um acordo com a Secretaria de Habitação da Prefeitura Municipal de São Leopoldo em 2017.

“O objetivo era criar uma parceria com foco na promoção da integração da universidade com os agentes públicos e sociedade civil. Dessa forma, a Unisinos passa a participar e contribuir através de professores e alunos em projetos locais de cunho social na cidade”, afirmou a coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Débora Becker.

As primeiras reuniões foram realizadas em fevereiro do ano passado e resultaram no estabelecimento de um Termo de Cooperação entre a Unisinos e os servidores públicos. Dessa forma, a graduação ficou responsável por desenvolver projetos visando a melhora do espaço urbano na região de São Leopoldo.

O primeiro trabalho foi desenvolvido por alunos do segundo semestre da atividade acadêmica no Loteamento Padre Orestes, localizado no Bairro Santos Dumont. Os estudantes fizeram entrevistas com moradores locais, estudaram e compreenderam a situação da área. Também, utilizaram tecnologias que facilitaram a elaboração do projeto de urbanização para a comunidade.

Em 2018, ocorreu um evento público no Gabinete da Prefeitura onde foi apresentado o projeto desenvolvido na comunidade Padre Orestes. Além disso, foi assinado o Termo de Cooperação, oficializando a parceria entre a Unisinos e a Prefeitura Municipal de São Leopoldo para os próximos anos.

Ficou interessado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo ou quer conhecer outras oportunidades? O Vestibular de Inverno da Unisinos está com inscrições abertas!