Alunos se preparam para competição internacional de arbitragem

Evento acontece em Viena, de 27 de março a 02 de abril

A equipe da Unisinos que participará da 22ª edição do Willem C. Vis Moot já está praticando suas técnicas de argumentação. De 05 a 07 de março, os estudantes estiveram na Universidade Positivo (Curitiba), em evento preparatório à competição internacional de arbitragem que acontecerá nos próximos dias, em Viena, na Áustria.

O Pre-Moot consistiu em uma simulação de conflitos com 22 equipes participantes de todo o Brasil. No Vis Moot, serão mais de 290 universidades envolvidas. Os representantes da Unisinos enfrentarão os das seguintes instituições: City University of Hong Kong, Universidade Católica de Milão (Itália), Hamline University (Estados Unidos) e U.S.S. Cyril Methodius (Macedônia). O evento ocorrerá entre os dias 27 de março e 2 de abril.

A competição

Organizado pela Pace University (Estados Unidos), o evento propõe conflitos simulados e desafia as equipes a encontrarem soluções por meio da arbitragem – uma forma de mediação sem a intervenção do Judiciário. Em 2015, o Vis Moot contará, pela primeira vez, com a participação de uma universidade privada do Rio Grande do Sul.

Como cada país possui sua própria legislação, a regra que valerá na competição é orientada pela Convenção de Viena, criada por um organismo chamado United Nations Commission on International Trade Law (UNCITRAL).

Saiba mais sobre a competição aqui no Notícias Unisinos.