Alunos da Unisinos lançam revista com edição expandida às redes

Primeira Impressão nº 55 trata da pandemia em páginas, imagens, ensaios, colagens, áudios, vídeos, crônicas e poemas

Crédito: Divulgação

Alunos das disciplinas de Jornalismo Literário e Projeto Experimental em Jornalismo, da Unisinos, lançaram ontem – 5 de julho, a 55ª edição da revista-laboratório Primeira Impressão, que conta com uma versão expandida para variadas plataformas. Elaborada durante o primeiro semestre letivo, a publicação tem por tema “portas e janelas da pandemia”, com reportagens que circulam entre os cenários abertos ou fechados pelo coronavírus.

Esta é a terceira edição em que a revista é produzida de forma totalmente remota – devido ao distanciamento social que ainda persiste no Brasil. Em trabalho conjunto, a turma de Jornalismo Literário, a quem coube a elaboração dos textos temáticos para a versão tradicional, impressa, realizou as entrevistas a distância, e a de Projeto Experimental em Jornalismo orientou os entrevistados a selecionarem e/ou produzirem as imagens conforme o enfoque das reportagens, em processo de curatoria fotográfica que se repete desde 2020.

Além disso, e como novidade no semestre, os alunos de Projeto foram desafiados à criação de produtos para outras plataformas, tendo por motivação as pautas de seus colegas de Jornalismo Literário. O resultado é uma série de conteúdos que incluem ensaios fotográficos, colagens, áudios, vídeos, crônicas e poemas a circularem no ambiente digital, por redes sociais como Instagram, Facebook, Medium, TikTok e Spotify, estendendo essa cobertura das páginas para as telas.

Os professores Cybeli Moraes e Flávio Dutra, de Projeto, e Nikão Duarte, de Jornalismo Literário, consideram que a produção das duas turmas superou as expectativas, em adequado cumprimento à vocação acadêmica de experimentar e criar. Assim, o que se pode ver tanto nas páginas quanto nas soluções encontradas para a expansão da revista demonstra bem o engajamento dos universitários nas tarefas a que foram desafiados em 2021/1.

LANÇAMENTO – A apresentação da revista ocorreu em aula virtual e aberta, no ambiente Teams, também transmitida pelo Youtube. O subeditor da Agência Experimental de Comunicação da Unisinos (Agexcom), Marcelo Garcia, autor do projeto gráfico, e os alunos das duas turmas mostraram a diagramação de cada uma das páginas impressas e uma seleção da produção expandida. Participaram, além dos estudantes e dos professores, os coordenadores dos cursos de Jornalismo e de Fotografia e convidados.

Confira a cerimônia de lançamento: