Aluna do GIL recebe Prêmio ICE

Estudante Laura Cohen desenvolveu TCC sobre Finanças Sociais e Negócios de Impacto

Crédito: Divulgação

Nessa quarta-feira, 8/5, a estudante do curso Gestão para Inovação e Liderança (GIL) Laura Cohen, recebeu o Prêmio ICE para produção acadêmica sobre Finanças Sociais e Negócios de Impacto. Com o Trabalho de Conclusão de Curso de título “Avaliação de Impacto: estratégias e ferramentas de mensuração e monitoramento em negócios de impacto socioambiental”, Laura levou o primeiro lugar brasileiro na categoria.

“Meu trabalho de conclusão buscou avaliar a maneira com que negócios de impacto socioambiental mensuram seu impacto, ou seja, como medem o resultado intangível que entregam para a sociedade. Isso é extremamente necessário para empreendedores sociais, pois possibilita aportes financeiros para escalarem seus negócios e aumentarem sua rentabilidade”, explicou a estudante.

A entrega do prêmio, aconteceu em São Paulo, no São Paulo Corporate Towers. A cerimônia de premiação também celebrou os 20 anos do ICE, com personalidades relevantes para o campo. “Tivemos a oportunidade de assistir o professor Lester Salomon, da John Hopkings University, posicionando-se sobre as novas fronteiras de investimentos de impacto”, contou Laura.

Crédito: Divulgação

A aluna afirmou que esse prêmio fez com que ela reconhecesse as oportunidades que recebeu ao longo de sua trajetória acadêmica. “Além de valorizar todo trabalho de pesquisa e análise durante meu processo de conclusão de curso, esse prêmio chancela, para mim, o entendimento do mercado de um modelo de negócio sustentável, e me insere, ainda mais, no ecossistema de negócios de impacto socioambiental”, ressaltou.

Sobre a importância de estar vinculada ao GIL, a estudante destacou o método de ensino multidisciplinar do curso, o modelo proposto para estruturação e o acompanhamento durante o trabalho de conclusão. “Tivemos a oportunidade de contar com ambos coordenadores do curso – Marcelo Fonseca, avaliando questões metodológicas e análise de resultados, e Janaína Becker, focada na estruturação do texto e linguagem, além de, claro, nossos orientadores. Me senti preparada para defender minhas ideias a frente de importantes players do ecossistema e fazer um pitch sobre meu trabalho, pois tivemos diferentes momentos como esses durante nossa formação”, enfatizou.

A orientadora do TCC, Aurélia Melo, falou sobre a experiência de orientar um trabalho premiado. “Como orientadora é extremamente gratificante e compensador. O trabalho de orientação envolve muita dedicação, parceria com o aluno, leituras em final de semana e nas madrugadas, e muito debate. Trata-se de um trabalho invisível e que conta muito com o protagonismo, interesse, vontade de aprender e paixão pelo assunto daqueles que estão desenvolvendo um TCC. No caso da Laura, ainda contou com a ousadia e entusiasmo dela em aceitar realizar um trabalho num tema de fronteira para o campo dos Negócios de Impacto Socioambiental. A dedicação e eficiência da aluna, assim como sua capacidade analítica, explicam essa conquista”, afirmou.

Segundo a professora, esse resultado é mais uma evidência da qualidade do curso que, desde o início, prepara e estimula os alunos para serem empreendedores de todas as formas. “Submeter um TCC a uma premiação nacional demonstra atitude empreendedora, pois é uma busca do reconhecimento do valor de um produto intelectual”, declarou. Aurélia ainda destacou que além da premiação, nesse momento, o curso comemora também outra conquista importante, que é a nota 5 obtida na última avaliação do MEC, que aconteceu no final de abril.

Sobre o Prêmio ICE

O Prêmio ICE está em sua 5ª edição e tem como objetivo incentivar e aprofundar o debate sobre investimentos e negócios de impacto na comunidade acadêmica. Além disso, o evento busca promover a geração e disseminação desses conhecimentos nos cursos de graduação e pós-graduação. Em 2019, foram 47 trabalhos inscritos, de todas as regiões do país. A banca avaliadora contou com 32 professores e cinco profissionais do campo.

O Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) é uma organização que reúne empresários brasileiros e investidores no fomento à inovação social, ou seja, inovação que gere transformação e impacto social. Desde 1999, ele tem sido um dos principais atores na organização do ecossistema de finanças sociais e negócios de impacto no Brasil. Por meio dos programas Academia, Incubadoras e Aceleradoras de Impacto e Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto de Impacto, o ICE imprime esforços para desenvolver, em território nacional, um movimento que já está em compasso bem adiantado em outros países do globo, como é o caso da Inglaterra.

“O Prêmio ICE é uma das expressões desse esforço, e sua importância está no fato dele ser um mecanismo de estímulo à pesquisa aplicada, que auxilia empreendedores de impacto e contribui para o fortalecimento do segmento de Negócios de Impacto Socioambiental”, finaliza Aurélia.