Aluna da Unisinos é finalista em Festival Internacional de Fotografia

Verônica Marques Martins terá seu trabalho exposto no Paraty em Foco, no Rio de Janeiro

Crédito: Verônica Marques Martins

O ensaio fotográfico “Contraversão”, da aluna da Graduação em Fotografia Verônica Marques Martins, foi selecionado como um dos dez finalistas da categoria “Ensaio” do 13º Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco, no Rio de Janeiro. A escolha foi feita por um júri especializado, que divulgou o resultado no dia 15 de agosto.

Com a intenção de gerar conscientização pela causa animal, Verônica fez um ensaio fotográfico de autorretratos, em que se coloca na situação de diversos animais explorados para consumo humano. “Ver um humano onde, normalmente, estaria um animal nos faz parar ao menos por alguns segundos para observar o quão desumana é aquela condição que o animal vive e que passa despercebida diariamente”, explica Verônica.

Vegana há mais de quatro anos, e vegetariana há uma década, Verônica conta que é apaixonada pelos animais e sempre quis dar voz ao sofrimento deles, e que o ensaio foi essa oportunidade. “Estou muito, muito feliz de ter sido selecionada como finalista. Esse é praticamente o primeiro Festival no qual eu me inscrevo e, ter sido selecionada já para o Paraty, assim, logo de cara me deixou muito feliz”, relata a aluna.

Crédito: Verônica Marques Martins

“Estamos no 5º ano do curso e progressivamente nossos alunos estão sendo cada vez mais incentivados a participar de eventos que ampliam o contexto acadêmico na fotografia”, afirma a coordenadora da Graduação em Fotografia, Beatriz Sallet. “Trata-se de um momento de amadurecimento do próprio curso, com ajuda forte do colegiado do curso, que trabalha de forma conjunta para prospectar a arte fotográfica, conforme os talentos vão se desenvolvendo no curso. Sentimos um misto de orgulho e missão cumprida quando vemos o progresso pessoal e profissional de cada aluno”, finaliza Beatriz.

Junto com Verônica, outros nove alunos e uma professora do curso de Fotografia foram pré-selecionados para o festival. “Estamos comemorando tanto a participação dos fotógrafos ao concurso quanto – e principalmente – o alto número de fotógrafos selecionados para esta primeira fase, com resultados bastante significativos. Dizemos primeira fase de escolha porque já entrar nela significa muito, pois são muitos os participantes em nível nacional e internacional”, explica Beatriz.

Crédito: Verônica Marques Martins

“Contraversão” está parcialmente exposto no Espaço Cultural da Biblioteca Pública Municipal Vianna Moog, em São Leopoldo, junto com mais seis outros trabalhos de alunos do curso de Fotografia, na coletiva “Limiares” (parcial Vale do Sinos), que conta com curadoria de Beatriz Sallet e Thiago Coelho.. A Biblioteca fica na Rua Oswaldo Aranha, 934, e funciona de segunda a sexta, entre 8h e 18h.

Sobre o Paraty em Foco

A 13ª edição do Festival, que é conhecido por espalhar a arte fotográfica pelas ruas da cidade história do Rio de Janeiro, tem como tema “Fotografia: Documento e Ficção”. Em 2017, o Paraty em Foco traz como convidados grandes nomes da fotografia, como Boris Kossoy e Pedro Karp Vasquez, além de homenagear o fotógrafo Flávio Damm, grande expoente do fotojornalismo brasileiro. Mais sobre o Paraty em Foco aqui.