Agexcom divulga série de reportagens sobre futuro do Jornalismo

Site experimental unicos.cc publica, a partir de hoje (16), relatos de profissionais sobre novas perspectivas do mercado

Na tentativa de vislumbrar os próximos anos que serão vividos pelo Jornalismo, especialistas discutem e questionam-se acerca das mudanças pelas quais a profissão passa. Em meio a esse cenário e a fim de debater sobre as novas possibilidades e perspectivas na área, o site www.unicos.cc, Portal dos cursos de Comunicação da Unisinos, divulga “Um olhar sobre o Jornalismo”, série de quatro reportagens que serão publicadas a partir desta semana.

Os textos serão veiculados no site todos os dias até a sexta-feira (19) e trazem relatos de profissionais e pesquisadores da área. As reportagens são assinadas pelos estudantes de Jornalismo Karine Dalla Valle e Leonardo Vieceli e contam com vídeos de Ariane Laureano.

Entre os entrevistados estão profissionais experientes e que servem de exemplo para os jovens. Carlos Wagner, ex-repórter do jornal Zero Hora e vencedor de sete Prêmios Esso, e Geneton Moraes Neto, repórter da Globonews que trabalha com Jornalismo desde 1972, falaram sobre o tema.

As produções também retratam as percepções dos jornalistas Felipe Seligman, ex-repórter da Folha de São Paulo e fundador do canal de notícias jurídicas Jota, e Alexandra Zanela, ex-editora do Portal Terra e criadora da agência de conteúdo Padrinho. Além disso, a estudante de Jornalismo da UFRGS Evelin Argenta conta sobre suas expectativas profissionais após ter sido demitida da Rádio Gaúcha em novembro deste ano.

Coordenadora de Jornalismo do site unicos.cc e organizadora do projeto, a professora Anelise Zanoni afirma que, além de trazer um panorama sobre a área do jornalismo, a reportagem auxilia estudantes a programarem a própria carreira a partir de dicas e experiências.

“A movimentação no mercado do jornalismo nos últimos tempos, que trouxe uma série de mudanças na parte editorial e funcional das empresas, nos motivou na construção deste material. A reportagem é um ponto de partida para conhecermos a atual situação, que é muito mais de renovação do que de crise”, salienta.

As reportagens multimídia poderão ser conferidas no site unicos.cc.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar