Troca de saberes no exterior

Congresso no México debateu questões acerca do desempenho das construções

Crédito: Aline Spassini

Entre os dias 3 e 7 de novembro, a Unisinos esteve representada pelo coordenador do itt Performance, Bernando Tutikian, no México. O evento ocorreu no Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del Instituto Politécnico Nacional (CINVESTAV-IPN) e integrou pesquisadores e representantes de entidades privadas e públicas do Brasil, México, Argentina, Chile, Venezuela, Espanha e Paraguai. “Cada um relatou os temas relativos ao desempenho das construções que trabalha em suas universidades/países”, relatou o coordenador.

O foco da palestra de Tutikian foi segurança contra incêndio e resistência mecânica. Nessa área, debateu sobre ensaios, dificuldades, pontos a avançar, conquistas, possibilidade de relação com os demais países, entre outros. Para o coordenador, o momento foi de grande valia, visto que proporcionou trabalho coletivo e troca de experiências entre professores e alunos. “Somos muito reconhecidos no México e isto nos trará muitos frutos”, contou.

Sobre parcerias futuras, Tutikian declarou que, em dezembro, terá um grupo de 34 alunos da graduação, especialização em construção civil e mestrados de Arquitetura e Engenharia Civil que irão para o México para receber cursos especializados em Patologia das Construções. Esta se tratará da 5ª Missão Técnica Internacional, organizada pelo itt Performance.