Você consegue imaginar o RS daqui a 20 anos?

Evento reuniu sociedade local para discutir o panorama socioeconômico do Estado

Foto: Rodrigo W. Blum

E se houvesse uma sinaleira em cada “esquina” do Estado para mostrar onde podemos avançar e onde devemos ter atenção? Pois essa é a proposta do movimento Agenda 2020, que esteve na manhã desta sexta-feira, 24 de junho, no Auditório do Tecnosinos, com o evento “Desafios das Cidades: Vale dos Sinos”.

A decana da Escola de Gestão e Negócios, Yeda Swirski de Souza, falou sobre a importância de receber um evento que busca discutir melhorias para o Estado. “O objetivo é reunir a sociedade local para apresentar o panorama socioeconômico das cidades de São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Esteio através da Sinaleira 2020 e pensar soluções em conjunto para o futuro das cidades”, destaca.

Foto: Rodrigo W. Blum

O prefeito de São Leopoldo, Anibal Moacir da Silva, agradeceu a Unisinos por sediar o encontro e ressaltou a parceria público-privada como uma alternativa para diminuir os índices de desemprego que refletem diretamente em indicadores importantes, como saúde e educação.

Segundo o presidente da Agenda 2020, Humberto Cesar Busnello, o movimento quer proporcionar um espaço de interação entre o poder público, iniciativa privada, universidades e o terceiro setor. “Pensando nisso, a Agenda 2020 apresenta a Sinaleira 2020, que mostra a realidade socioeconômica das 50 maiores cidades do RS, através de indicadores, ilustrando se estamos no vermelho, amarelo ou verde”, explica.

Ao acessar a página e clicar em cada sinaleira, o visitante encontra um conjunto de gráficos mostrando uma série histórica da real situação de cada indicador e um pequeno texto explicativo referente a cada imagem.

Para Busnello, o objetivo da Sinaleira 2020 é não apenas mostrar o panorama, mas tentar explicar o porquê. “Estudando a fundo o histórico do Estado e os dados mais atuais é como começamos a entender a situação em que nos encontramos e podemos encontrar um meio de crescer. Um futuro melhor para a sociedade depende do conhecimento desses indicadores hoje. Não adianta ter perspectiva sem ação”, pondera.

De acordo com o presidente, é necessário ter foco no mesmo objetivo. “Estamos no início de uma revolução e a forma como vivemos, trabalhamos e interagimos vai se transformar rapidamente”, relata, ressaltando que isso faz parte do que chamamos de “quarta revolução industrial”.

Ele salienta ainda que em 2050 haverá um envelhecimento da população. “Tudo indica que 30% da população será de pessoas com mais de 80 anos. E nós estamos pensando hoje em investimentos na saúde, tecnologia, educação para essa faixa etária? ”, questiona.

O evento encerrou com a participação dos presentes discutindo acerca da situação atual e soluções a fim de  contribuir com o desenvolvimento local.

Agenda 2020

A Agenda 2020 é um movimento da sociedade do Rio Grande do Sul que age em busca de um futuro melhor. Desde 2006, gaúchos de todos os setores atuam em 11 Fóruns Temáticos organizando propostas para transformar o Rio Grande num lugar melhor para se viver e trabalhar. Mais de 1000 colaboradores fazem parte do movimento, que é apartidário.