Universidade precisa acompanhar mudanças de mercado, diz Gustavo Borba

Diretor da Unidade de Graduação participou do VII Ciclo de Decisões – CEO Fórum Business Festival

Crédito: Juarez de Andrade Júnior

Durante o VII Ciclo de Decisões – CEO Fórum Business Festival, na tarde de quarta-feira, 29 de outubro, o diretor da Unidade de Graduação da Unisinos, Gustavo Borba, analisou as mudanças que afetam as empresas atualmente. De acordo com ele, o sucesso das organizações está relacionado à interação entre as suas diferentes áreas. Para formar profissionais aptos às demandas de mercado, Borba ressaltou que os métodos de ensino de universidades devem acompanhar as transformações mercadológicas.

“Trabalho como gestor em uma grande faculdade. Conversamos bastante sobre o futuro acadêmico e profissional”, enalteceu. Além disso, o diretor lembrou que, em 2003, a Unisinos tinha aproximadamente a metade dos cursos que possui hoje. “O número aumentou para se aproximar do mercado”, explicou.

A participação dele no evento, realizado na Casa NTX, em Porto Alegre, integrou o painel Talentos do Amanhã. Durante os cerca de 30 minutos de debate, Borba também salientou que hoje há mais ferramentas para os estudantes empreenderem. Segundo o diretor, apesar das mudanças de mercado, a disciplina ainda é um fator importante para quem deseja inovar.

Além de Borba, o painel contou com as presenças de Nathalie Trutmann – embaixadora da Singularity University e diretora de Inovação da FIAP, de São Paulo – e de Paulo Amorim – presidente do Grupo Estratégico de RH da Amcham Porto Alegre. “A transformação do mercado que estamos vivendo nunca mais será tão lenta quanto hoje.

Daqui para frente, será cada vez mais rápida”, destacou Nathalie, que é natural da Guatemala.

Depois do bate-papo, Borba elogiou a oportunidade que o evento propiciou ao diálogo com profissionais de diferentes organizações. Para o diretor, a troca de ideias auxilia na produção de pensamentos criativos. “O Rio Grande do Sul é historicamente construído com a visão de qualidade. As empresas querem entregar bons produtos, só que não permitem erros. Se os profissionais não puderem errar, não experimentarão”, concluiu.

Realizado pela Amcham, o VII Ciclo de Decisões – CEO Fórum Business Festival contou com o patrocínio da Unisinos.