Unisinos será palco da Olimpíada Brasileira de Robótica

Evento ocorre no próximo final de semana, e conta com a presença de toda a comunidade acadêmica

Crédito: Rodrigo W. Blum

No próximo final de semana, dias 25 (sábado) e 26 de agosto (domingo), a Unisinos será mais uma vez sede da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Na edição de 2018, o evento acontecerá no Centro de Esporte e Lazer, campus São Leopoldo, com início a partir das 8h em ambos os dias.

“A OBR é uma importante competição em formato de “olimpíadas científicas”, apoiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que se utiliza da temática da robótica. Participam da competição os alunos de ensino médio e fundamental de escolas públicas e particulares”, afirmou o coordenador de Engenharia Elétrica, João Olegário de Souza.

Na competição, os participantes terão que usar a criatividade, tecnologia e inovação para construir um robô totalmente autônomo, que terá uma tarefa difícil: resgatar vítimas de um desastre sem interferências humanas.

O robô terá que ser ágil o bastante para desviar de obstáculos, ultrapassar terrenos adversos e lidar com qualquer contratempo que encontrarem no meio do caminho até o salvamento das “vítimas“ (bolinhas de isopor revestidas por papel alumínio). Após o resgate, o robô terá que se locomover até o ponto de resgate, local onde os humanos poderão assumir os cuidados das vítimas.

Na competição, vão participar 220 alunos do Ensino Fundamental divididos em 75 equipes e 180 alunos do Ensino Médio distribuídos em 60 equipes. A OBR tem como objetivo divulgar a robótica, identificar talentos, promover debates, além de almejar a formação de uma cultura associada ao tema. O evento é gratuito e conta com a presença de toda a comunidade acadêmica para torcer pelos participantes.