Unisinos e Secretaria Municipal de Educação consolidam parceria

Mostra de Tecnologia e Inovação com Ciências ocorrerá na universidade

Crédito: Getty Images

Acontece, nos dias 11 e 12 de setembro, nas adjacências do Anfiteatro Pe. Werner/Unisinos, a V Mostra de Tecnologia e Inovação com Ciências (MOTIC São Leo 2017), voltada à difusão e promoção da pesquisa e da investigação científica em todos os níveis de ensino da Rede Municipal. A Motic tem o objetivo de estimular o interesse pela iniciação científica, desde a Educação Infantil, além de incentivar o desenvolvimento de projetos, por meio da pesquisa e do método científico.

A professora Lucrécia Fuhrmann, que integra a comissão organizadora do evento, destaca a importância desta edição ocorrer no contexto universitário: “Neste ano, temos o diferencial da mostra ocorrer em um espaço acadêmico, com atividades integradas, como Jogos Motic e Gamificação, oportunizando a socialização do conhecimento”, explica.

A realização da Motic na Unisinos consolida a parceria estabelecida entre Secretaria Municipal de Educação e universidade. Além da cedência do espaço, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação atuarão como avaliadores dos projetos. Para a Coordenadora do Fórum das Licenciaturas da Unisinos, Laura Dalla Zen, essa articulação viabiliza uma espécie de laboratório vivo na cidade, na medida em que produz um ecossistema propício à geração de inovação no âmbito educacional: “Um ambiente de construção e interação constante, constituído por escola e universidade, possibilita a geração de projetos de diferentes naturezas. Ganham escola e universidade. Ganha São Leopoldo”.

A Motic São Leo é uma realização da Smed, com apoio da Unisinos e da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. A exposição dos trabalhos, nos dias 11 e 12 de setembro, incia sempre a partir das 13h30min, em cinco categorias participantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA. A premiação está marcada para as 19h do dia 12 de setembro. Na ocasião, os três primeiros colocados de cada categoria receberão medalhas e troféus, e haverá o credenciamento, pelo município, de quatro projetos da educação infantil e de 15 do ensino fundamental para a Mostratec Júnior. Além disso, os professores, cujos projetos forem premiados, ganharão bolsas em cursos de extensão da Unisinos.