Unisinos e Maria Cultura juntas em mais uma edição especial da Open Feira de Design

Evento será no Espaço Unisinos, em Porto Alegre, no dia 23 de junho

Crédito: Rodrigo W. Blum

Unisinos e Maria Cultura promoverão no sábado, 23 de junho, a segunda edição especial da Open Feira de Design. O evento será no Espaço Unisinos, em Porto Alegre, das 10h às 20h, e terá entrada gratuita.

Esta Open reunirá mais de 120 marcas das áreas de mobiliário e decoração, vestuário e acessórios, brinquedos, jardim e design gráfico. Repetindo a dose da primeira edição, a feira terá também atividades como intervenções e oficinas, ministradas por expositores e alunos dos cursos de Moda, Design e Gastronomia da Unisinos. Tudo pensado para elevar o design independente.

“A Open Feira de Design proporciona um ambiente de interação e inspiração, deixando em evidência ideias e produtos do pequeno empreendedor e motivando o consumo consciente. Movimentos que incentivam a inovação e o empreendedorismo possuem estreita ligação com a Unisinos, e por isso apoiamos iniciativas como essa”, afirma a Gerente de Comunicação e Marketing Institucional da Unisinos, Débora Borges.

As marcas que vão expor na Open foram selecionadas pela equipe de curadoria, capitaneada por Camila Farina, criadora do projeto. “Muito mais do que uma feira, esta será uma edição de verdadeira imersão no universo do design e da indústria criativa”, projeta Camila.

A Open acontecerá mesmo com chuva. Anote a feira na agenda e, até lá, acompanhe as novidades na página do evento.

WORKSHOPS

ONDE: Área de Workshops – Externa

// 14h – 15h Experimentos Criativos em Superfícies

com Clube das Miçangas

Uma atividade para as mãos inquietas. Um encontro para aprender na prática a xilo e linoleogravura: técnica de carimbo e impressão utilizando um processo simples de entalhar desenhos em superfície para produzir cartazes com artes únicas e criativas. Vamos auxiliar nas três etapas do processo: desenhar, entalhar na superfície escolhida com ferramentas e então imprimir o carimbo com tinta e rolo.

O Clube das Miçangas é um coletivo que promove encontros de compartilhamento de conhecimentos artesanais e manuais, unindo pessoas que querem aprender com pessoas que querem ensinar.

// 15h A Culinária das Festas Juninas Reinventada (Gastronomia Unisinos)

// 15h30 – 16h30 Customizando Ecobags

com Andressa Martins

Andressa Martins vai ministrar um workshop de customização do jeitinho que ela faz nos vídeos do seu canal no Youtube, assinado por mais de 1 milhão de pessoas.

Andressa Martins é Formada em Moda pela Unisinos e tem o Canal Andressa Martins, onde produz vídeos sobre diversas áreas da moda de uma maneira leve e descontraída.

// 17h – 18h Lettering

com Henrique Friedrichs

Lettering são aqueles trabalhos que estão no hiato entre caligrafia e tipografia; são aquelas letras bacanas desenhadas que muito aparecem no seu feed do Instagram. Esse workshop vai apresentar de modo prático e introdutório ferramentas, técnicas e fundamentos para o desenvolvimento de Lettering.

Henrique Friedrichs é Mestre em Design Estratégico pela Unisinos e graduado em Design, também pela Unisinos. Em sua atuação como designer e ilustrador, utiliza o lettering como diferencial para o desenvolvimento de peças analógicas e digitais.

OPEN HAPPY TALKS

ONDE: Garden Pub

10h20 – ABERTURA DAS ATIVIDADES_Camila Farina (curadoria da OPEN FEIRA DE DESIGN)

10h30 – 10h50 Jolie Ceci (Designer Isabela Rodrigues)

Construindo marca para moda atemporal infantil

Isabela Rodrigues, designer do SWT&CO., é sócia fundadora de mais um projeto criativo, a Jolie Ceci. Formatada junto com Marlene Rodrigues, sua mãe, ela irá apresentar todo o processo criativo da marca, desde o insight até o WIP.

12h – 15h INTERVALO

15h – 15h20 OTRO (Designer Tatiana Laschuck)

Tecidos esportivos de alto desempenho X User Centered Design

A aplicação de têxteis de alto desempenho no setor esportivo origina-se da necessidade de tornar a prática do esporte confortável, até o aumento da performance, como é o caso dos atletas profissionais. Para que a aplicação seja assertiva, é necessário o conhecimento das necessidades do usuário, que pode ser ocupado pelo próprio designer.

15h30 -15h50 – Banana Nude (Rafael Bohrer e Felipe Stumpf)

Review do SXSW

Felipe e Rafael, fundadores da Banana Nude, trazem as experiências fora do trivial que viveram no SXSW (South by Southwest Festival), principal evento global que une temas como economia criativa, cultura digital, marketing, tecnologia, música e cinema, em Austin, Texas. O talk trará insights, as ativações de marcas mais criativas e como a Banana Nude interagiu com o maior evento de inovação e tendências do mundo.

15h30 – 16h30 – LWD – Ladies, Wine & Design

A participação das mulheres no mercado do design

O Ladies, Wine & Design é um movimento internacional, presente em mais de 120 países, que nasceu em NY para incentivar a participação feminina no mercado da indústria criativa. Em Porto Alegre, através de 6 encontros intimistas regados a taças de vinho, foram geradas novas redes de networking e conteúdos que promovem o trabalho de mulheres criativas. No talk da Open, a Zest e a Néktar irão apresentar o LWD global e um panorama dos temas debatidos nos 6 encontros do ciclo de POA, e no final uma mesa redonda com as 5 designers convidadas: Paula Langie, Roberta Hentschke, Isabela Rodrigues, Daniela Nunes e Renata Rubim

16h40 – 17h40 – Criativo Mais Colaboração (Unisinos)

Debate sobre collabs entre marcas para geração de novos negócios e projetos

O encontro explora as perspectivas de colaboração enquanto collabs entre marcas, visando potencializar novos projetos e frontes mercadológicas, ou entre consumidor x marca e, também, da colaboração como meio de ativação de novos empreendimentos.

18h- 19h – Strategic Design Drinks (Unisinos)

Small, local, open and connected

Strategic Design Drinks são encontros abertos e informais, que têm como finalidade conectar interessados de Porto Alegre e região a discutir sobre assuntos relacionados ao Design Estratégico.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar