Uma semana de revolução na moda em POA

O Fashion Revolution Week coloca em pauta a sustentabilidade e a transparência na indústria

Crédito: Divulgação / Fashion Revolution

O que vêm a sua cabeça quando se fala em moda? Tecidos, marcas, tendências, conforto e beleza são alguns itens que relacionamos. No entanto, às vezes esquecemos que a moda trata-se de uma indústria e muitas vezes pode ter um lado obscuro: trabalho infantil, escravidão e inúmeros impactos ambientais.

Vestir-se bem e sentir-se confortável e, além disso, ser consciente. O Fashion Revolution é um movimento internacional e tem como principal objetivo aumentar a conscientização em relação à moda, seu custo e seu impacto. O Fashion Revolution Week 2017 POA ocorre de 24 a 29 de abril e propõe a seguinte questão: você já parou para pensar em quem fez as suas roupas? O evento criou a hashtag #whomademyclothes, no qual o participante veste uma peça de roupa do lado avesso, fotografa e compartilha a imagem, ajudando na divulgação.

Crédito: Rachel Manns / Fashion Revolution

A data escolhida para o Dia da Revolução da Moda (em tradução) lembra o desastre no complexo de fábricas Rana Plaza, em Dhaka, Bangladesh, que desabou em 2013. No total, 1.133 pessoas morreram e muitos outros ficaram feridos. O objetivo do evento é apresentar soluções sustentáveis e realistas à indústria da moda. A programação conta com oficinas e debate em defesa de um novo olhar sobre a moda.

24/04 – Segunda-Feira

18h30 – Painel de Debate “Money, Fashion, Power” e Performance Surpresa.

Local: Santander Cultural, entrada pela Siqueira Campos.

25/04 – Terça-Feira

17h30 às 19h – Oficina de acessórios | Estilisot

Local: Unisinos Porto Alegre (Rua Nilo Peçanha, 1640, sala TEDU 314 – Porto Alegre)

26/04 – Quarta-Feira

9h30 às 11h30 – Oficina foto bordado – o bordado em si | Isadora Bergoli

Local: Unisinos Porto Alegre (Rua Nilo Peçanha, 1640, sala TEDU 311 – Porto Alegre)

27/04 – Quinta-Feira

14h30 às 16h – Palestra: OMINIMO – Tirando uma ideia da gaveta | Rafael Körbes

Local: Unisinos Porto Alegre (Rua Nilo Peçanha, 1640, sala TEDU 308 – Porto Alegre)

Inscrições: useominimo@gmail.com

27/04 – Quinta-Feira

17h30 às 19h – Oficina de chokers made + bordado sustentável | Julia Scarsi e Priscilla Carollo

Locas: Unisinos Porto Alegre (Rua Nilo Peçanha, 1640, sala TEDU 308 – Porto Alegre)

28/04 – Sexta-Feira

14h às 18h30 – FashRevPOA #tamojunto – Workshop no Instituto Sempre Mulher voltado para pessoas residentes

Local: Rua Xavier de Carvalho, 80 – Bairro Sarandi.

29/04 – Sábado

11h às 19h – FashRevPOA #naRua – Ativistas do movimento participam com ações de sensibilização entre o público presente em Feira de Moda Sustentável organizada por marcas e artesãos locais.

Local: Rua Miguel Tostes.

Informações sobre a Feira com Natalia Guasso – natalia.guasso@gmail.com

Para mais informações, acesse a página oficial do evento.