Uma noite de novas ideias para a Grendene

Alunos do curso de Moda tiveram a oportunidade de criar uma nova história para a marca Rider

Foto: Rodrigo W. Blum

Alunos do curso de Moda da Unisinos participaram do Workshop Abertura para a Inovação. Eles tiveram a oportunidade de colaborar com um processo de criação de projetos para a empresa Grendene. O evento começou na segunda-feira, 18/7, com o desafio de pensar novas ideias para o futuro da marca Rider. Ontem à noite, 21/7, os estudantes apresentaram os resultados para representantes da empresa na Sala Santander, campus Porto Alegre.

“É importante levar uma visão que é livre das amarras produtivas internas que pode ajudar a Grendene a perceber aspectos diferentes em termos sociais, culturais e criativos. E os alunos podem experimentar, numa imersão criativa, trabalhar com uma problemática real, de uma empresa real”, destaca a professora da Graduação em Moda da Unisinos, Paula Visoná que ministra o Workshop em parceria com Cesar Kieling.

A Rider nasceu na década de 80 com um design criativo e pensado para o conforto dos pés. São 30 anos dos chinelos de tira única que ficaram conhecidos por “dar férias para os seus pés”. Ao longo desses anos, a marca esteve sempre em evolução para acompanhar as necessidades dos consumidores. E como essa história continua? Esse foi o desafio proposto aos alunos que tiveram que tentar descobrir como será o chinelo Rider em 10 anos.

“O objetivo é aproximar a empresa das universidades e possibilitar aos alunos a oportunidade de vivenciar o trabalho. Monitorar e prospectar talentos. Não buscamos resultados concretos e efetivos. Buscamos ideias que nos façam pensar, questionar e que no causem inquietação. É uma troca com quem tem um olhar de fora”, explica o coordenador de Design da Grendene, Marinangelo Alfredo.

Foto: Rodrigo W. Blum

Os alunos foram divididos em grupos e receberam um briefing. Com auxílio de algumas ferramentas, eles tiveram que buscar soluções. A analista de Recrutamento e Seleção da Grendene, Carolina Costa destacou o Workshop como uma oportunidade para descobrir novos talentos da área. E falou o que é importante na hora de uma seleção. “Observamos a forma de se relacionar, a comunicação, o posicionamento, a forma como defendem suas ideias e o engajamento”, completou.

A continuação da história da Rider criada por cada grupo foi contada durante as apresentações. Pensando no futuro, os alunos se preocuparam com alguns conceitos como sustentabilidade, conforto e reconhecimento da marca.

Confira mais imagens da atividade

Workshop Abertura para a Inovação - Unisinos e Grendene