Tecnologia, qualificação e desenvolvimento no coração da Unisinos

Universidade inaugurou os itts Nutrifor e Performance na última sexta-feira (28/11)

Iniciativa, trabalho conjunto e a capacidade de sonhar. Segundo Denize Righetto Ziegler, coordenadora do itt Nutrifor, esses foram os ingredientes principais para transformar o ousado projeto deste instituto tecnológico, e do itt Performance, realidade. Na última sexta-feira, 28 de novembro, ambos foram oficialmente inaugurados, com a presença da comunidade acadêmica, autoridades e outras pessoas que colaboraram para a concretização desses sonhos.

O itt Nutrifor e o itt Performance integram o grupo formado por cinco Institutos Tecnológicos amparados pelo NITT Unisinos – Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia, que conta ainda com o itt Fuse, itt Chip e itt Fossil. Estão preparados para prestar serviços técnicos e dar suporte para empresas e organizações em suas atividades de pesquisa, contribuindo para a competitividade e sustentabilidade do Estado e do país.

“Estamos testemunhando o processo de internacionalização da Unisinos, que trabalha para ser uma universidade global de pesquisa. Os institutos tecnológicos que inauguramos hoje são propulsores dessa missão”, declarou o reitor da Unisinos, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, que completou, “não somente pelo reconhecimento institucional que recebemos com esses projetos, mas pelo desenvolvimento regional promovido pelas suas atuações, que na soma dos esforços, alcança resultados globais”.

A inauguração contou com a presença do ministro da Educação, José Henrique Paim. Egresso da Unisinos, recordou a inclinação da universidade para a inovação e empreendedorismo, desde a época em que cursava a graduação, no campus São Leopoldo. De acordo com ele, os itts são resultados do investimento, ousadia e projeção da instituição e professores, intrínsecos aos seus valores originais.  “Essa é uma importante iniciativa para aproximar cada vez mais a ciência, tecnologia e inovação do ensino superior. Ao receber profissionais que tiveram a oportunidade de atuar em institutos como esses, ainda enquanto acadêmicos, o Brasil ganha em competitividade estratégica, crescimento e qualificação de produtos e serviços”, encerrou.

Estiveram presentes, ainda, Pe. José Ivo Follmann (vice-reitor da Unisinos); Pe. José Ivo Follmann (pró-reitor Acadêmico da Unisinos); João Zani (pró-reitor de Administração da Unisinos); professor Alsones Balestrin (diretor da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisinos), Adriana Weska (diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições federais de Ensino Superior,  SESU); professor Jorge Almeida Guimarães (presidente da CAPES); Maria do Rosário (deputada federal); Ronaldo Zulke (deputado federal); Adão Villaverde (deputado estadual, representando Gilmar Sossella, presidente da Assembleia Legislativa); Tarcísio Zimmermann (deputado federal da legislatura 2007-2011), Salete Redecker (viúva do deputado Júlio Redecker), Marcelo de Carvalho Lopes (presidente da BADESUL, representando o governador Tarso Genro), Anibal Moacir da Silva (prefeito de São Leopoldo); André Cabral de Souza (superintendente da Área de Apoio à Ciência, Inovação, Infraestrutura e Tecnologia da Finep).

Conheça os Institutos Tecnológicos inaugurados

O NUTRIFOR: Instituto Tecnológico em Alimentos para Saúde

Está focado nas áreas de alimentos para a saúde, nutrição e nutracêutica. Atua no Desenvolvimento de Novos Alimentos; Tecnologias e Processos; Caracterização de Ingredientes Funcionais e Nutracêuticos; Estudos Clínicos e Nutricionais; Gastronomia Experimental e Desenvolvimento de Bebidas; Segurança Alimentar e Análises de Alimentos.

Alinhando ciência e criatividade, o itt Nutrifor atua na modelagem de tecnologia, na projeção e no desenvolvimento de produtos, na pesquisa e análise de alimentos, na otimização de métodos, técnicas e processos, certificando qualidade e abrindo novas perspectivas no cenário mundial de alimentos. Oferece, ainda, consultoria sob medida e serviços de pesquisa para diferentes organizações, que vão de multinacionais a pequenas e médias empresas, incluindo fornecedores de ingredientes, fabricantes e varejistas do mercado de alimentos e bebidas em geral.

Denize Zigler define a importância do itt para o estado e o país: “O Nutrifor comunga da visão científica, chamada de ecologia nutricional, mas também tem uma visão que é pioneira no Brasil, que não estuda a nutrição só de forma biológica, mas de maneira sistêmica e multidisciplinar”.

Segundo a pesquisadora, o Nutrifor não vê o alimento como um componente isolado, mas desenvolve seus produtos e serviços com base em quatro dimensões diferentes – biológica, social, ambiental e econômica –, sempre levando em consideração a cadeia produtiva, as condições do mercado e o interesse do público.

O PERFORMANCE – Instituto Tecnológico em Desempenho e Construção Civil

Foi criado para  investigar, avaliar e desenvolver o desempenho de sistemas para a construção civil, como estanqueidade, resistência ao fogo, desempenho térmico e acústico e ensaios de impacto de corpo mole e corpo duro. Visa o melhoramento das edificações, bem como sua habitabilidade para os usuários.

É o único instituto no segmento da região sul do país que se propõe a atender todas as diretrizes da ABNT NBR 15575/2013. O itt Performance recria um ambiente multidisciplinar para corresponder às diversas demandas do mercado, agregando conhecimentos de arquitetura , design e materiais para, juntamente com a prestação de serviços, projetar e desenvolver produtos, processos e métodos inovadores.