Seminário Racismo Institucional e o Sistema de Justiça

Evento é organizado pelo Núcleo de Direitos Humanos e tem apoio da Escola de Direito

Crédito: Getty Images

No dia 25/4, no Campus Porto Alegre, ocorrerá o Seminário Racismo Institucional e o Sistema de Justiça. O evento contará com a presença de profissionais de diversas carreiras que compõem o sistema de justiça, além da participação de alunos de graduação e pós-graduação de diversos cursos e instituições, e representantes de movimentos sociais vinculados à temática.

A coordenadora do PPG em Direito, Fernanda Bragato, destaca a importância de debater esse assunto. “Discutir o tema do racismo nos sistemas de justiça é, desde já, partir do pressuposto de que ele existe, o que, para a maioria das pessoas, é algo sobre o qual não se fala. O racismo que é pauta do seminário manifesta-se de forma estrutural, muitas vezes praticado inconscientemente pelos atores do sistema de justiça. O seminário será uma oportunidade para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral entenderem as falhas dos sistemas de justiça para endereçar questões de raça e cultura, algo que afetam diretamente o acesso à justiça e a garantia de direitos, em pé de igualdade, às pessoas negras, indígenas, ciganos e outros grupos”, comentou.

O Seminário é organizado pelo Núcleo de Direitos Humanos em uma parceria com a Escola de Direito da Unisinos. Para mais informações, clique aqui.