PEI ganha título da Copa Valores

Adolescentes do programa participaram de competição internacional na Argentina

Foto: Gabriela Valle

Conhecer pessoas de diversos lugares, visitar um outro país, rever os amigos feitos em outras competições, além de jogar futebol de maneira leve e num bom clima. Na última semana de outubro, o Programa de Esporte Integral – PEI Unisinos participou da Copa Regional Cachu Rodriguez de Futebol de Rua, como o único representante brasileiro do evento. A competição ocorreu entre os dias 23 e 31 de outubro, nas cidades de Buenos Aires, Pilar e 3 de Fevereiro, na Argentina.

Foto: Gabriela Valle

O evento contou com a participação de cerca de 250 adolescentes, que representaram oito países da América do Sul e Estados Unidos. O PEI levou uma delegação de 10 pessoas, sendo oito atletas e dois professores. Este foi o quinto ano consecutivo que o programa participa de eventos internacionais e terceiro ano de uma competição internacional vinculada ao futebol de rua, proporcionando um espaço diferenciado para a formação de adolescentes.

Para o coordenador do projeto, Augusto Dias Dotto a participação foi muito positiva, tanto na parte esportiva, quanto na convivência e integração com os demais participantes, sempre o grande objetivo destes encontros. “A integração, amizade e clima de festa estiveram presentes sempre, principalmente no nosso alojamento, na cidade de 3 de Fevereiro. Lá junto com delegações da Argentina, Chile e Bolívia, passamos momentos inesquecíveis”, comenta.

Os passeios realizados proporcionaram ao grupo a oportunidade de conhecer lugares turísticos. As jovens Thamires Ketlin Bandeira e Gabriela Schilling, que fizeram parte da delegação, destacaram a visita ao Puerto Madero, o show da Orquestra de Tango e o Roseiral de Pallermo, que foi sede do segundo dia de jogos.

Título da Copa Valores

A delegação voltou da Argentina vitoriosa. Após terminar a primeira fase da competição em primeiríssimo lugar, o grupo ganhou o título da Copa Valores, disputada pelas equipes que não perderam nenhum ponto nos quesitos de cooperação, solidariedade e respeito as regras. “O título foi muito significativo, pois coroou uma grande campanha da equipe, além de representar muito o que realmente se valoriza no futebol de rua”, reitera Dotto.

O coordenador também explica que toda a preparação dos jovens e educadores já são parte da rotina do programa, impactando não só aqueles que viajam, mas todo o grupo. “Institucionalmente também tem um peso muito grande. O Movimento de Futebol Callejero, que organiza o evento, cada vez se fortalece mais, e seus membros, como o PEI (que é um dos fundadores) crescem junto, trocando experiências, realizando intercâmbios e atividades diversas”.

Os critérios utilizados para a escolha da delegação não foram vinculados a parte técnica do futebol, mas sim pela participação dos jovens, o tempo que frequentam o programa, o envolvimento com as atividades e o perfil de liderança. Além disso, a faixa etária e o mesmo número de meninos e meninas também foram alguns dos critérios, já que estes últimos são normas do evento.

Foto: Gabriela Valle

O PEI

O Programa Esporte Integral é um projeto do Centro de Cidadania e Ação Social da Unisinos -CCIAS, parceiro do Programa AABB Comunidade, da AABB São Leopoldo e da Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo. É um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes, com ênfase na cultura do movimento humano.

Neste ano o Programa recebeu o Prêmio Top Cidadania, promovido pela ABRH-RS, na categoria Organização, concedida a empresas e instituições sem fins lucrativos que desenvolvem projetos de investimento social voltados à comunidade.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar