Painel RBS Notícias discute as cheias e suas consequências na Unisinos

Evento do Grupo RBS contou com especialistas que debateram sobre possíveis soluções

Nos últimos dias, o Rio Grande do Sul sofreu com as fortes chuvas e suas consequências. Enchentes e granizos assustaram boa parte dos gaúchos, que em determinadas regiões, tiveram que deixar suas casas por causas dessas decorrências. Para adentrar ao assunto, a Unisinos recebeu a 4ª Edição do Painel RBS Notícias, do Grupo RBS, que debateu “As cheias e suas consequências: Como podemos diminuir os efeitos das enchentes”, ontem, 20 de outubro, no Auditório Unitec, campus São Leopoldo.

“A proposta do Painel RBS Notícias é trazer provocações e constatar, obter ou procurar respostas com temas como o que debatemos aqui. Dessas provocações surgem muitas pautas e nós passaremos a fazer reportagens e coberturas nos nossos telejornais”, explica o jornalista Elói Zorzetto, ao introduzir o Painel. A primeira questão levantada foi sobre o modelo de urbanização, que para Joel Goldenfum, membro do Centro de Estudos e Prevenção de Desastres da UFRGS – CEPED, apresenta várias deficiências quando se há chuvas intensas. “Temos um modelo que impermeabiliza, faz com que aquela água, que antes infiltraria no solo, escoe, chegando mais rápido ao ponto final. Então, temos o mesmo volume de água em menos tempo”, esclarece.

Para o professor da Graduação em Engenharia Civil da Unisinos, Paulo Pontes, as pessoas podem contribuir para evitar esse tipo de problema. “A população tem que ter em mente que ela não pode se desapropriar de lixos em locais impróprios, por exemplo, porque ele vai interferir no sistema de drenagem, que poderia suportar esses eventos”, destaca. O coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Everton Oltramari, complementa que não há como controlar a força da natureza, “mas temos como adotar ações e medidas que podem minimizar seus efeitos, como a ocupação irracional do solo, o planejamento urbano, a conscientização da nossa população e a exploração dos recursos naturais.”

Sobre forma de auxílio, a assistente social e responsável pela ONG Cáritas, Jacira Dias Ruiz, menciona que a situação vem de uma ausência do estado, no sentido de política habitacional. “Esses cidadãos atingidos, que a cada evento ficam mais vulneráveis, votam, consumem, pagam impostos, mas não são lembrados. Resta a nós, da assistência social, de ONGs e a solidariedade das pessoas em ajudar”, diz. Além dessas questões, Elói e os quatro especialistas discutiram ideias que possam solucionar os problemas, focando principalmente numa educação da população, consciência da comunidade e políticas que dialogam.

Estiveram presentes no evento representantes de prefeituras e defesa civil das cidades da região, integrantes de organizações e comitês em apoio ao meio ambiente, estudantes e professores. Eles também puderam interagir com os palestrantes, contribuindo com suas manifestações e dúvidas. Antes da Unisinos, o Painel RBS Notícias já havia passado por Passo Fundo, Santa Cruz do Sul e Caxias do Sul.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar