Os jovens como protagonistas na transformação do mundo

Bruno Bittencourt fala sobre a Escola Convexo, projeto que apresentará no TEDxUnisinos

Crédito: Divulgação

“A inovação é uma ferramenta para gerar microrrevoluções capazes de transformar o mundo”. Essa afirmação é de Bruno Bittencourt, um aluno/professor e entusiasta da educação e do empreendedorismo. Bruno é um dos palestrantes do TEDxUnisinos 2014 e falará sobre a Escola Convexo, iniciativa que surgiu do seu anseio por “transformações de realidades”.

A escola foi fundada no ano passado, visando a formação de jovens lideranças nas escolas públicas, capazes de solucionar os mais diferentes problemas do Brasil. Trata-se de uma alternativa de Nova Educação, que funciona no modelo de escola colaborativa, e abrange Comunicação, Lógica e Empreendedorismo. Saiba mais na entrevista:

Quantas pessoas a escola atende?

Bruno: Em sala de aula a Convexo trabalha com 50 alunos divididos em dois turnos. Contudo, de forma indireta, o número de pessoas atendidas é muito superior. Vamos além dos alunos, uma vez que o projeto acaba envolvendo toda a Escola Estadual (400 alunos, 20 professores e diretoria), os pais e a comunidade (Chapéu do Sol) na qual está inserida, além dos mentores (110) e simpatizantes da Convexo (mais de 1000 seguidores no Facebook). Nosso impacto na sociedade aparece nas diversas circunstâncias, já que todos participam do projeto de alguma forma.

Quais os problemas do País que a escola busca sanar?

Bruno: A Convexo busca diminuir a desigualdade, começando pela desigualdade de oportunidades. Para isso, promovemos momentos de aprendizado que desenvolvam os líderes que poderão provocar o desenvolvimento social e econômico nas suas regiões. Principalmente, para que possam valorizar e replicar as experiências e o crescimento sustentável das diversas realidades do nosso país.

Quando surgiu o interesse em atuar nessa área?

Bruno: Nosso interesse surgiu no momento em que a sociedade quer mudar essa realidade. Unimos nosso desejo de fazer algo que impactasse de forma positiva, com o anseio da sociedade de ter uma educação diferenciada. Cada um tem que fazer sua parte, e eu acredito muito em microrrevoluções. As oportunidades que eu tive não foram as mesmas que a maioria dos jovens que atendemos tiveram. Sinto-me na obrigação moral de colaborar com a educação e desenvolvimento do máximo de jovens que eu puder.

“Acredito que a liderança é uma soma de autonomia, autoconhecimento e coletividade. Com mais jovens entendendo e praticando suas autonomias e se conhecendo melhor, a liderança acontece de forma natural.”

Bruno Bittencourt, palestrante do TEDxUnisinos 2014

Como é trabalhar com os jovens? Como ensinar a inovação e tornar o conteúdo interessante?

Bruno: Inovar é sempre desafiador, em qualquer aspecto. Com jovens, então, esse desafio se torna ainda maior. Eles são inquietos por natureza e temos que estar sempre nos reinventando. Mas, o que mais fazemos não é ensinar inovação, muito pelo contrário! É aprender inovação. As nossas realidades são tão distantes que, no fim, quem aprende a inovar somos nós, que trabalhamos com eles.

Pra você, qual o papel e a importância da atuação de jovens como líderes? Como a sociedade enxerga isso?

Bruno: Acredito que a liderança é uma soma de autonomia, autoconhecimento e coletividade. Com mais jovens entendendo e praticando suas autonomias e se conhecendo melhor, a liderança acontece de forma natural. Queremos que eles se tornem pessoas mais conscientes de suas escolhas e, consequentemente, menos levadas pelas decisões terceiras. Esperamos que a sociedade veja que precisamos potencializar esses jovens líderes para termos um mundo mais justo e humano. Claro que enfrentamos resistências, afinal, não é usual deixar que crianças decidam por si mesmas e, mais do que isso, aceitar e entender que aquele indivíduo que passa muito mais tempo nas redes sociais do que conversando com a família é sim capaz de traçar planos, metas e ter sucesso num empreendimento. Liberdade para errar e aprender é fundamental na formação de jovens líderes e o que damos para eles é isso: a possibilidade de errar sem medo e enfrentar as consequências como pessoas ‘de verdade’.

Bruno é um dos 12 palestrantes que integram o time inspirador do TEDxUnisinos 2014. Confira a programação completa.