Orquestra Unisinos Anchieta apresenta Série MAGIS na capital

Em destaque, o virtuosismo do flautista brasileiro Artur Elias Carneiro e um programa de compositores contemporâneos

Foto: Aline Spassini

As celebrações dos 18 anos de trajetória da Orquestra Unisinos Anchieta não param. Uma noite inteiramente voltada para homenagear grandes talentos da música erudita e suas obras para a contemporaneidade. Na série Concertos MAGIS, sábado, 27 de setembro, às 20 horas, no teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa na capital gaúcha (Av. Independência, 75) o convidado é um dos mais atuantes e elogiados flautistas brasileiros, Artur Elias Carneiro.

A virtuosidade do musicista convidado num dos instrumentos de sopros mais antigos da história (conta-se que o instrumento que originou a flauta já existia 60 mil anos antes de Cristo), é destaque nas interpretações do compositor francês Gabriel Fauré (1845-1924) – esse ano lembrado pelos 90 anos de sua morte – em Fantasia para Flauta (com orquestração de Y. Talmi) e ainda em Fantasia sobre La Traviata, do também francês Paul Agricole Génin (1831-1903) e do italiano Giuseppe Verdi (1813-1901) – orquestrada pelo próprio Artur Elias Carneiro.

Figuram ainda no programa, sob a regência e direção artística de Evandro Matté, os quatro movimentos de Simples Sinfonia, composta pelo britânico Edward Benjamin Britten (1913-1976), e os três movimentos de Seranata para Cordas do inglês Edward Elgar (1857-1934) – em 2014 lembrado por seus 80 anos de morte.

A Série MAGIS conta com a participação de solistas do Brasil e do exterior. Tem uma programação que procura atender às demandas da música de concerto, considerando datas estratégicas do calendário musical, além de manter o comprometimento com a excelência musical. Já atuaram com a Orquestra Unisinos solistas e regentes de renome internacional, tais como os Maestros Mark Cedel e Roberto Duarte, os solistas André Henry, Fred Mills, Renato Borghetti entre outros.

O projeto cultural, numa realização conjunta de Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS e Colégio Anchieta, é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal do Brasil – MinC.

Serviço

O que: Orquestra Unisinos Anchieta apresenta Série MAGIS

Quando: 27 de setembro de 2014

Horário: 20h

Onde: Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa(Av. Independência, 75)

A entrada é franca.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar