O novo papel da TI

PMDay Tecnologia debateu o tema nesta quinta-feria, 20 de novembro

Crédito: Rodrigo W. Blum

Nesta quinta-feira, 20 de novembro, a SAP Labs Latin America foi o cenário do PMDay Tecnologia, uma iniciativa do Capítulo Rio Grande do Sul do Project Management Institute (PMI-RS). Sob o tema “Gestão e Resultados nos Negócios: o novo papel da TI”, o evento contou com a participação do chefe de Inovação e Experiência do Cliente da SAP, Daniel Duarte; do associado da empresa especializada em estratégias de TI, a eCluster, Guilherme Lessa; e do gerente geral de TI Brasil da Gerdau, José Leal.

Com o título bem humorado de “A culpa é das estrelas”, Daniel Duarte se referiu às estrelas da seleção alemã de futebol, que eliminou a seleção brasileira da Copa do Mundo no Brasil com a ajuda da TI, de inovação, mas também de algo fundamental para o gerenciamento de projetos, como lembrou: “O respeito ao tempo para executar um projeto, escopo e o custo. A seleção alemã se preparou para a competição seguindo esses quesitos e, também, utilizando ferramentas inovadoras”. Segundo Duarte, houve ainda um investimento em pessoas, para que fosse montada uma equipe disciplinar.

De acordo com o chefe de inovação da SAP, além de pessoas, é fundamental ter espaços que fomentem ‘mentes inovadoras de ideias’. Segundo Duarte, desejo, factibilidade e viabilidade são palavras chaves para o surgimento de projetos inovadores. “A nova gestão de TI tem que estar muito mais preocupada em inovar do que em manter a sua plataforma atual, que tem que consumir menos, para que seja possível elevar os gastos em inovação”.

Crédito: Rodrigo W. Blum

O processo de construção do ROI

A quantificação dos benefícios do cálculo do retorno de projetos (ROI) da área de tecnologia da informação é um dos maiores desafios das empresas, segundo pesquisa realizada pela Gartner Group. Não seria diferente em uma empresa do tamanho e complexidade da Gerdau. Pelo contrário, o desafio é maior ainda, considerando uma equipe de TI pulverizada em 300 localidades em diversos países, 45 mil usuários dos ‘produtos’ da área na empresa e mais de 1500 servidores trabalhando diretamente na área.

Em sua palestra, José Leal, gerente de TI Global da multinacional Gerdau, falou como a empresa promoveu a integração e disseminação de metodologias de gerenciamento de projetos, entre elas as boas práticas pregadas pelo PMI (Project Management Institute), e como chegou à contabilização do custo e retorno dos projetos de TI (ROI). Segundo Leal, tão importante quanto esse processo é o fato de que a análise desse benefício deve ser realizada em até cinco anos.

Crédito: Rodrigo W. Blum

“É melhor abortar projetos mal sucedidos do que levar o negócio para o mesmo caminho.”

Desenvolver projetos que atendam aos interesses e necessidades das empresas e abrir mão deles quando falham é a visão sobre o papel da Tecnologia da Informação em um cenário marcado, cada vez mais, por incertezas, acredita o associado da eCluster Guilherme Lessa, também diretor da Federasul e vice-presidente do Grupo de Usuários de Gestão de Projetos (GUGP) da SUCESU-RS. Lessa foi o terceiro palestrante da tarde e falou sobre “Competitividade além da Tecnologia”.

“Parece um assunto velho falar que precisamos promover um alinhamento dos profissionais de TI com a estratégia da empresa e colaborar para a competitividade dessa organização, mas nós – profissionais de TI – ainda não aprendemos, e ainda vivemos em um mundo à parte dos negócios”, argumentou. Segundo Lessa, o que o dono do negócio quer quando contrata uma solução ou forma uma equipe de TI são projetos que contribuam para elevar a sua competitividade, ou seja, vender mais e gastar menos. E o caminho, na visão dele, é o desenvolvimento da capacidade de interação da TI com as outras áreas da empresa. “Isso exige que os profissionais façam um esforço mais para o lado humano, menos do ponto de vista técnico, e que desenvolvam uma visão mais geral do negócio para o qual trabalham”.

O evento também contou com tour interativo pelas instalações da SAP Labs Latin America e o Painel NTIC, com Marcelo Schuch Pereira, diretor executivo do Grupo Welkin; Júnior Alves, gerente de TI do Grupo RBS; e Eduardo Arruda, diretor de Desenvolvimento de Negócios na uMOV-me S.A., também diretor vice-presidente de Comunicação e Marketing da ASSESPRO-RS.

O PMDay Tecnologia é patrocinado pela SAP Labs Latin America, e tem o apoio de Assespro-RS, GUGP da Sucesu-RS, TecnoPuc e Unisinos.