Hackmimimi revitaliza Praça do Postão do IAPI em Porto Alegre

Mutirão realizou uma série de atividades para renovar o espaço público

Crédito: Rodrigo W. Blum

Escolher um curso no Ensino Superior é suficiente na preparação para vida adulta? Ou é preciso assumir responsabilidades e se dar conta de que a realidade é diferente para cada um? Para Unisinos, trata-se de todas essas tarefas.
E esse crescimento começa na união de forças entre o Conecta, evento da universidade para auxiliar jovens do ensino médio a escolher seu curso de graduação, e o Hackstreet, evento que desafiou esse mesmo público a propor ideias de mudança para a cidade de Porto Alegre. Dentre esses desafios estava a revitalização de uma praça da cidade. E foi o que aconteceu durante a tarde ensolarada de 2 de setembro na Praça do Postão do IAPI.

Um mutirão de voluntários trabalhou das 13h às 17h30 para transformar o espaço em um lugar melhor para pessoas que, durante a semana, aguardam atendimentos ou acompanham pacientes no Posto de Saúde que dá nome à praça. “Começamos essa parceria no ano passado, para levar alunos do ensino médio a pensar os problemas da cidade”, afirma Gabriel Dias, dreamer da Smile Flame.

Crédito: Rodrigo W. Blum

“Nossa intenção, é que a gurizada entenda qual é o seu papel na sociedade em que vivemos, e que, independente da profissão que eles sigam, todo mundo pode fazer a diferença. Com uma interação maior com a sociedade, fica mais fácil identificar problemas, ajudar a resolvê-los, e cobrar ação do governo e mesmo de outros cidadão, para que haja mais colaboração respeito para com a cidade”, explica Débora Martini, coordenadora de Marketing e Relacionamento da Unidade Acadêmica de Graduação da Unisinos.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Para Gabriela Cunha, aluna do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Anchieta, esse papel ficou mais claro durante a ação. “Eu acho que esse tipo de movimento é a diferença entre uma sociedade que se importa com os espaços que a cidade oferece e uma que não. Porque, alguém vai ter que perceber os problemas para resolvê-los. E, nesse caso, nós estamos fazendo isso pelas pessoas que passam dias aqui no Postão aguardando atendimento. Acho que é uma experiência que nos muda como pessoas, porque faz a gente crescer e ver que existem outras realidades além da que nós vivemos, que são mais difíceis, e pensar como usar nosso tempo para ajudar a melhorar”, destaca.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Antes mesmo do evento começar, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos da cidade de Porto Alegre já havia preparado o terreno. Além de liberar o espaço para a ação, a Prefeitura Municipal, em parceria, conectou o Hackmimimi ao Mutirão “Eu Faço POA”, que visa revitalizar espaços públicos da cidade. “Quando fomos ativados para liberar o espaço para o Hack Mimimi, achamos que tinha tudo a ver com nosso mutirão e, durante toda a semana realizamos uma série de serviços na área, como podas e supressões de árvores, limpeza, pintura de meios-fios, corte de grama, revisão da iluminação pública, entre outros”, explica Ramiro Rosário, secretário de Serviços Urbanos de Porto Alegre.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Os jovens passaram tarde com a mão na massa, desenvolvendo uma série de atividades e benfeitorias no local, como:

• Instalação de pallets e redes para descanso;
    • Construção de uma horta comunitária;
    • Transformação de uma geladeira em biblioteca aberta;
    • Música ao vivo;

Além disso, o evento ainda contou com Food Truck e feirinha com produtos artesanais e Produtos de Limpeza, da Cooperativa Mundo Mais Limpo. Todos os frutos das benfeitorias permanecerão na Praça, para servir a população de Porto Alegre. Claro, você está convidado a manter o espaço vivo, ajudando na manutenção da infraestrutura, doando livros e cuidando da Horta Comunitária. Viva a Praça do Postão do IAPI.