Fossil Day

Atividades acontecem nos campi São Leopoldo e Porto Alegre

Crédito: Rodrigo W. Blum

A Unisinos abriga, no campus São Leopoldo, o Museu de História Geológica do Rio Grande do Sul (MHGEO). Por ser detentora desse patrimônio cultural, a Universidade vai aproveitar o Dia Internacional dos Fósseis – Fossil Day para falar sobre a história do mundo por meio dos fósseis. Na próxima quarta-feira, 24/10, acontecem palestras e exposições sobre o tema.

No Campus Porto Alegre, a conferência abordará “Antártica e seus fósseis: uma história com profunda influência sobre a vida no Hemisfério Sul”, com início previsto para 14h e término às 17h30. A palestrante será a pesquisadora de Projetos do Proantar, Tânia Lindner Dutra. A exposição contará com fósseis coletados, fotografias e utensílios utilizados nas expedições Antártica – Proantar. Tanto a palestra quanto a exposição acontecem no 8º andar da Torre Educacional.

No Campus São Leopoldo, as atividades ocorrem no MHGEO, sala C09 104. A ideia é dividir o público em dois grupos, um das 9h às 11h30 e outro das 14h às 16h30. A palestra e a exposição terão como mote “Microfósseis: os diminutos organismos que ajudam a contar a história do Planeta Terra”. O ministrante será o pesquisador do Instituto Tecnológico de Micropaleontologia – itt Fossil e mantenedor do Museu Itinerante de Ciências Naturais, Rodrigo do Monte Guerra.

Segundo o curador do MHGEO, Rodrigo Scalise Horodysk, o objetivo do evento é celebrar a vida pretérita e a biodiversidade. “Aqui na Unisinos, a gente tem uma tradição muito forte em paleontologia. Nosso curso de graduação em Geologia já existe há 45 anos e o programa de pós-graduação da área completou 25 anos em 2017”, conta.

Para o pesquisador, a Paleontologia é útil não apenas para compreendermos a biodiversidade da vida do passado, mas também pode servir para entendermos os impactos ambientais do presente e seus possíveis efeitos futuros. “Pesquisando os ambientes do passado, muitas vezes é possível compreender causas e efeitos de catástrofes, portanto, os fósseis são uma excelente demonstração de como o passado pode ser usado para gerenciar o futuro. Essa é a meta de uma das áreas mais emergentes na prática e política da biologia da conservação”, explica.

Para saber mais sobre o assunto participe do Fossil Day. O evento é aberto ao público e não necessita de inscrição prévia.