Estabelecendo novas parcerias

Feira de Profissões oportuniza contato com o mercado de trabalho

Crédito: Rodrigo W. Blum

Aluno, empresa e instituição de ensino. Pensando em trazer o mercado de trabalho para dentro da Universidade e integralizar estes três eixos num ambiente de troca de experiências e possíveis parcerias, a Unisinos está promovendo a Feira de Profissões. O evento é uma oportunidade para entender como o mercado se movimenta, o que ele exige e qual é o seu papel nisso tudo.

A Feira começou ontem, terça, e estende-se até hoje, quarta-feira (7/6). Ela está sendo realizada na claraboia da Biblioteca Unisinos, das 17h às 21h. No local, há participação de empresas de diferentes segmentos que oferecem programas de estágio remunerado, trainee e oportunidades de emprego. Além disso, serão ofertadas palestras e oficinas de elaboração de currículo.

Crédito: Rodrigo W. Blum

O evento é aberto para a estudantes da Unisinos e comunidade em geral, que terão o acesso a grandes players do mercado e a oportunidade de conhecer o trabalho de startups da região. Para conferir os horários das palestras e as empresas participantes, basta acessar o site do evento.

Personalização de currículos

Na hora de enviar seu currículo para uma seleção de empresa, bate aquele “medinho” de não conseguir impressionar no papel, né? Entendendo os alunos que tentam ingressar pela primeira vez no mercado de trabalho, o Unisinos Carreiras está na Feira de Profissões para prestar assessoria na elaboração de currículos profissionais.

Luciane Linden, coordenadora do programa Gestão de Carreira da Universidade, explica que no local estarão disponíveis computadores para a elaboração de currículos com a ajuda de profissionais da área. Também serão observados documentos impressos trazidos pelo público e que precisam melhorar em algum aspecto específico.

“A gente tem um modelo de currículo em que eles podem organizar as informações deles. Prestamos assistência e suporte informando quais são os elementos cruciais, mais importantes para se colocar no documento”, comenta Luciane.

A coordenadora explica que a maior dificuldade na elaboração dos currículos é personalizar o documento para a vaga. “Geralmente os alunos fazem um currículo padrão para qualquer vaga que seja e ele não é tão bem visto, ou percebido, como seria se ele fosse personalizado. Vamos ensinar o aluno a fazer um resumo das suas principais qualificações, tanto técnicas, quanto competências comportamentais”, pontua.

Para quem não conseguir participar das atividades da Feira, mas tem interesse no assessoramento do Carreiras, eles trabalham no mesmo espaço do atendimento Unisinos e recebem alunos interessados no suporte acadêmico. Além dos currículos, eles ajudam o estudante a planejar sua carreira e a área que pretende atuar, bem como alunos do Ensino Médio que estão decidindo qual graduação fazer.

Nos dias 13 e 14 de junho, o Unisinos Carreiras estará promovendo duas oficinas para quem está procurando segurança através da empregabilidade: Preparação para Entrevista de Emprego e Dinâmica de Grupo em Processo Seletivo.

Aproximação das empresas

Para quem estava circulando no primeiro dia de atividades da Feira, a oportunidade de ficar mais próximo de grandes empresas era o principal objetivo. Em cada estande, você pode conversar e descobrir se a missão da organização condiz com o que você está procurando, manifesta interesse e (quem sabe) mantém contato para além das paredes da Unisinos.

Guilherme Biondo Milani cursa Arquitetura e Urbanismo na Universidade e, mesmo já estando empregado, decidiu visitar a feira para manter contato com diferentes empresas. “Eu soube por causa de um e-mail que recebi e acabei passando aqui na biblioteca. Isso é muito importante das empresas se aproximarem dos estudantes, sem ser aquela frase distante de o estudante só vai para o mercado de trabalho depois de se formar, aqui eles facilitam parcerias ou outras atividades que tenham em vista a graduação”, ressalta.

Barbara Machado da Silva e Alissa Monteiro Aires, de Portão e Sapucaia do Sul, ainda estão no Ensino Médio, mas decidiram participar do evento visando a graduação, que para Barbara já começa no próximo ano. As duas avaliaram a experiência como positiva. “Meu irmão faz faculdade aqui. Ele me mandou um e-mail que eu vi hoje na escola e me interessei. Algumas empresas estão ajudando bastante. Incentivando a gente a procurar ano que vem, que não é para esquecer de procurar eles, pois eles estão de portas abertas”, conta Barbara.

Estudante de Engenharia Civil, Felipe Migotto, elogiou a estrutura e organização do evento. “Fiquei sabendo pelo e-mail da Unisinos e passei por aqui. Uma coisa que me chamou a atenção é a estrutura que é muito boa. Além do que ver as empresas mais de perto é uma boa chance de conhecer um pouco mais sobre cada uma”, salienta.

Abertos a novas parcerias

Aline Bernardon, assistente de recursos humanos da ABRH Estágios, está na feira com a empresa e comenta que para a marca é muito importante ficar perto dos alunos, além de reforçar contato com as empresas presentes e a instituição de ensino. O objetivo da empresa na Feira de Profissões é conversar, escutar e entender o que os alunos estão buscando, para que possam ajudá-los na inserção no mercado de trabalho.

Como trabalha na seleção de estagiários, Aline dá algumas dicas para quem está procurando uma vaga. “O aluno tem que estar antenado no que está acontecendo no mercado de trabalho. Buscar o tipo de empresa que ele quer trabalhar. Procurar conhecer as empresas que ofertam as vagas de estágio e entender a área que eles querem atuar. E as dicas básicas: ir atrás, ter o comprometimento de realmente estar engajado em buscar um estágio”, aponta.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Para Daniel Dauber, gerente executivo da Qualis – soluções em infectologia, o evento é importante porque eles conseguem levar para a empresa todo o viés acadêmico que a Universidade oferece. “Estamos no Tecnosinos desde dezembro e conseguimos bons contatos com laboratórios aqui da Unisinos, conversando com professores de inteligência artificial e coisas inovadoras que a Universidade tem”, explica.

Dauber enfatiza que o objetivo da empresa na feira é expor o produto e conseguir conversar com o meio acadêmico. Ver se tem alguém interessado em trabalhar com a empresa. “Estamos abertos a novas parcerias”, finaliza.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar