Embaixador sul-coreano ministra aula inaugural de Relações Internacionais

Jeong-Gwan Lee também reuniu-se com empresários e representantes do governo do estado

Foto: Rodrigo W. Blum

Na tarde dessa terça-feira, dia 23/08, a Unisinos campus Porto Alegre teve a honra de receber o Embaixador da Coreia do Sul no Brasil, Jeong-Gwan Lee. O diplomata ministrou a aula inaugural do curso de Relações Internacionais com o tema “Brazil Korea Relations and North Korea Problems”.

Foto: Rodrigo W. Blum

Lee destacou as diferenças entre o Brasil e a Coreia do Sul e afirmou que elas são vantajosas para que um país ajude o outro com suas próprias características.

A aula contou com a presença do reitor da Unisinos, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino que salientou a forte relação da universidade com o continente asiático. Essa já é a terceira vez que a instituição recebe um representante da embaixada da Coreia do Sul.

“A capacidade brasileira de se relacionar com tantas culturas dentro do país nos ajuda a entender melhor países culturalmente tão distantes do Brasil” ressalta o reitor, “avançamos muito na questão da ciência e tecnologia e creio que é importante conhecer melhor a cultura e as diferenças para aprofundarmos confiança no relacionamento entre Brasil e Coreia”.

Para os alunos do curso de Relações Internacionais, é uma oportunidade de troca de experiências tanto com o diplomata, quanto com a equipe de trabalho de Jeong-Gwan Lee, ou ainda com os empresários coreanos que acompanharam a comitiva do embaixador.

“É tradição do curso trazer diplomatas para ministrar as aulas inaugurais”, relata o coordenador Álvaro Paes Leme, “vejo que isso entusiasma os alunos”.

O curso que iniciou em 2012, este ano, forma a segunda turma.

Conexão Brasil + Coreia do Sul

A visita do embaixador ao Rio Grande do Sul também é uma chance para que empresários gaúchos conheçam melhor o mercado asiático e que possam expandir negócios para esse continente.

Após a aula inaugural, a comitiva coreana participou de um jantar oferecido pela embaixada para aproximar operações comerciais entre empreendedores dos dois países.

Já nesta quarta-feira, o grupo coreano participa da abertura do Fórum Brasil Coreia e visita a obra de expansão do campus Porto Alegre.

Um passeio pelo campus

Na quarta-feira seguinte à aula inaugural, 24 de agosto, a comitiva do embaixador conheceu a ampliação do Campus Porto Alegre. O grupo foi guiado pelo professor Cristiano Richter, diretor da Unidade de Negócios e Relações Internacionais, e acompanhado pelo reitor e por demais membros da reitoria. Também contou com a presença de representantes da Hyundai Elevadores do Brasil, empresa escolhida para fornecer os elevadores do local.

Foto: Roberto Caloni

A visita à obra começou com uma visão geral sobre o campus. Na ocasião, o professor Cristiano apresentou as instalações da universidade e falou sobre a estrutura do prédio, que terá oito andares destinados a atividades acadêmicas. Cristiano também mencionou as áreas do Teatro e do Espaço Unisinos e a passarela entre o campus e o Colégio Anchieta, que facilitará o acesso e a circulação entre as instituições. De acordo com o diretor, a ampliação é considerada o maior investimento jesuíta da América Latina.

Continuando o tour pela obra, o grupo seguiu para a Sala Modelo, onde assistiu à apresentação de um vídeo sobre a Unisinos Porto Alegre e conheceu detalhes da instituição. “O campus traz uma série de inovações, a começar pelo conceito de sala de aula. Como vocês podem ver, três das quatro paredes podem ser usadas como quadros e todas as classes são móveis, ou seja, temos um formato de ensino flexível, que se adapta à situação da aula”, disse Cristiano.

Após a visita, o embaixador elogiou o trabalho feito até então e manifestou interesse em voltar ao campus quando as obras estiverem concluídas, o que reforça a longa relação entre os dois países.