Embaixada da Coreia e Unisinos realizam festival coreano em Porto Alegre

Evento será no Campus da Universidade, 24 e 25 de agosto, com entrada franca. Grupo de dança típica também se apresenta na cidade

Crédito: CKDC/Divulgação

A Embaixada da República da Coreia no Brasil, em parceria com a Unisinos, realiza o Festival República da Coreia – Política, Cultura e Desenvolvimento, nos dias 24 e 25 de agosto, no Campus da Universidade em Porto Alegre. Dentro da programação, um grupo de dança típica também se apresenta na cidade, no Teatro do CIEE.

O Festival será uma oportunidade para conhecer um pouco mais sobre o país que vai sediar os Jogos de Inverno 2018 em PyeongChang. Durante os dois dias, o evento terá atividades como palestras, exibição de filmes, oficina de gastronomia, concurso de declamação de poesia, exposição de fotos e atividades tradicionais, como escrita no leque, jogos e degustação de chás típicos.

Entre as palestras estão a Aula Inaugural do Curso de Relações Internacionais da Unisinos, no dia 25 de agosto, às 18h, com a presença do reitor da Universidade, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino. A atividade será realizada em conjunto com a palestra “A Situação da Península Coreana” do Embaixador da República da Coreia no Brasil, Jeong Gwan Lee.

Outra em destaque é a palestra sobre Educação e Oportunidades de Intercâmbio, no dia 24 de agosto, das 14h às 15h, com a diretora do Centro Educacional Coreano em São Paulo, Soyeon Kim, e a representante Elizabeth Eira Hwang. Os estudantes poderão obter informações sobre o programa de bolsas do governo coreano, o KGSP, além de conhecer as oportunidades disponíveis para intercâmbio entre universidades.

Os filmes “The Front Line” (Hung Jang) e “Welcome to Dongmakgol” (Kwang-Hyun Park) serão exibidos em sessão especial, com legenda em português, no dia 25 de agosto, a partir das 12h. Os títulos foram escolhidos por melhor retratarem a Guerra da Coreia (1950-1953) e serve como base contextual para a palestra do Embaixador.

O Festival também dará espaço para a riqueza gastronômica da Coreia, com a Oficina Kimbap, no dia 24 de agosto, das 11h às 13h. Conhecido no Brasil como “sushi coreano”, o prato é bem diferente no tempero, não leva peixe cru e o seu recheio é geralmente feito com legumes diversos, cozidos ou em conserva, às vezes ovo, presunto e, dependendo do sabor, até carne. Chás tradicionais e sobremesas típicas serão também oferecidos para os visitantes durante os dois dias.

Além disso, o térreo da Torre Educacional da Unisinos terá atividades tradicionais, como jogos coreanos, escrita no leque, estande temático dos Jogos de Inverno da Coreia em PyeongChang (2018), o Hanbok (trajes típicos do país) e a exposição fotográfica “Um olhar brasileiro sobre a Coreia”, com 20 fotos produzidas pelo brasileiro Bruno Costa, que vive em Seul.

A comunidade acadêmica da Unisinos e do Instituto Sejong também participam de um concurso de declamação de poesia coreana e de frases. A declamação das poesias e a premiação do concurso serão realizadas em sequência, a partir das 15h, do dia 24.

Apresentação cultural

Para fechar o Festival República da Coreia, Porto Alegre receberá a apresentação do Chicago Korean Dance Company, no Teatro CIEE, com entrada gratuita e mediante retirada de ingressos. Trata-se de um grupo formado por mulheres coreanas com performances de dança tradicional do país. Criada em 2009, a Companhia tem se destacado na promoção de dança coreana por onde passa.

Na capital gaúcha, as nove integrantes prometem uma performance colorida com a utilização de objetos e significados que apresentam o melhor da Coreia para os brasileiros. A CKDC é uma organização cultural e artística coreana criada em 1 de abril de 2009, com sede em Chicago, nos Estados Unidos. Essa é a primeira vez do grupo no Brasil. Além de Porto Alegre, a Cia se apresentou em Brasília.

Festival República da Coreia – Política, Cultura e Desenvolvimento

• Dias 24 e 25 de agosto
  • Entrada franca
  • Palestras e oficinas com inscrição prévia no site unisinos.br/eventos