Copa Unisinos: esportes, cultura e integração

Delegações de cinco estados brasileiros e do Uruguai participam da 27ª edição do torneio universitário

Crédito: Rafael Casagrande

A 27ª Copa Unisinos começou ontem, 16 de outubro, no campus São Leopoldo. O torneio, que tem como objetivo promover e incentivar o esporte universitário e fomentar o intercâmbio e a integração entre professores, estudantes e instituições de ensino superior, recebe delegações dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e também conta com a participação de universidades do Uruguai.

Os atletas competirão nos seguintes esportes: futebol, futsal, vôlei, vôlei de praia, basquete, handebol, atletismo, rúgbi, judô, jiu-jitsu e xadrez, nas categorias femininas e masculinas. Além das práticas esportivas, o evento ainda propõe atividades culturais e pesquisa acadêmica. Esta é a terceira vez que Rafael Ukita, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), participa do torneio. “Neste ano, a nossa equipe veio mais preparada. A Copa Unisinos é uma das principais competições que participamos durante a temporada, e a Unisinos oferece uma estrutura muito boa”, fala o jogador de handebol e estudante de Educação Física, após a vitória de sua universidade por 26 a 23 sobre a Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Crédito: Rafael Casagrande

A, também estudante de Educação Física, Natalia Gonçalez, da Liga Universitaria de Deportes del Uruguay, destaca a interação das diferentes culturas na competição universitária. “É importante conhecer outras pessoas, lugares e experiências. Essa internacionalização é muito boa para nós estudantes e temos que desfrutá-la”, comenta a atleta do futsal, que estreia hoje no campeonato contra a equipe da Unipampa.

Durante a noite, aconteceu a Cerimônia Oficial de Abertura, em que as 15 delegações participantes foram apresentadas, seguida da execução dos hinos nacionais do Brasil e Uruguai. Ainda houve apresentações artísticas e culturais, e teve a presença de representantes da Unisinos, de órgãos públicos e apoiadores do evento. A Copa Unisinos vai até o próximo domingo, dia 19, quando ocorrem as finais de cada modalidade esportiva.