Copa Unisinos: esporte em diferentes perspectivas

31ª edição do evento reuniu diversas culturas a partir do esporte

Crédito: Rodrigo W. Blum

No dia 18 de outubro, a 31ª Copa Unisinos começou a movimentar o campus São Leopoldo. Bastava andar um pouco pelo Complexo Desportivo da Universidade para saber que haveria muita competição e interação na maior competição esportiva universitária do Mercosul.

Com os objetivos de promover o intercâmbio de estudantes e incentivar a prática esportiva na perspectiva da educação, saúde e qualidade de vida, cerca de 1300 pessoas – entre atletas, comissões técnicas e organizadores – participaram do evento que durou até domingo (21). No último dia de competição, ocorreram as finais das modalidades coletivas e o encerramento do torneio.

“A Copa Unisinos é um momento de encontro do desporto universitário, onde as pessoas vêm até a Unisinos para competir, mas também para conhecer outras pessoas, fazer novos contatos e amizades durante os quatro dias de evento”, afirmou o coordenador geral do evento, Fernando Chaves.

A 31ª edição da competição teve a estreia de três universidades de fora do país: Instituto Crandon (Uruguai), ISEF Nº1 – Instituto Romero Brest (Argentina) e Universidad Javeriana (Colômbia). No total, 20 delegações participaram e estimularam a troca de experiências por meio do intercâmbio universitário.

Crédito: Lorenzo Panassolo

Neste ano, os atletas competiram nos seguintes esportes: Atletismo; Basquete; Futebol de Campo; Futsal; Handebol; Judô; Jiu-Jitsu; Rugby; Tênis de Mesa; Vôlei de quadra e areia. Além das práticas esportivas, o torneio ainda propôs atividades culturais e pesquisas acadêmicas.