CINEJUS: Direitos Humanos e Justiça de Transição

Evento acontece de 31 de agosto a 3 de setembro

O CINEJUS: Direitos Humanos e Justiça de Transição começa no dia 31 de agosto e segue até 3 de setembro, no Auditório Maurício Berni, campus São Leopoldo. Um ciclo de exibição de filmes, documentários e vídeos, sempre das 19h30 às 22h15. Uma promoção do Grupo de Pesquisa BioTecJus Estudos Avançados em Direito, Tecnociência e Biopolítica em parceria com o Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

O coordenador do CINEJUS, Castor Ruiz destaca que o objetivo é aproximar o Direito das artes cinematográficas. “Uma série de filmes que confrontam a temática da violência de Estado nas ditaduras latino-americanas e as marcas e injustiças não resolvidas que essas violências de Estado provocaram”, explica. O evento busca desenvolver um estudo crítico sobre os assuntos que vão ser abordados, como as diversas práticas de justiça.

Castor destaca que a formação de um aluno na universidade deve integrar as diversas dimensões da realidade na sua formação e compreensão da realidade. “Neste contexto, as atividade do CINEJUS contribuem para ampliar o conhecimento dos alunos sobre esta temática específica da violência de Estado e das experiências de justiça de transição” completa.

O evento é direcionado para professores, pesquisadores, alunos da graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e interessados no tema. Para participar, a inscrição pode ser feita no local das atividades. Outras informações e a programação completa você confere em ihu.unisinos.br.