Agrotóxicos e seus impactos em debate na Unisinos

O seminário aconteceu no dia 24 de agosto e contou com lançamento do Dossiê Abrasco

Com a ideia de esclarecer a população sobre o impacto do uso de agrotóxicos na saúde e ambiente e, também, discutir alternativas para o enfrentamento dos problemas e sua superação, ocorreu na segunda-feira, 24 de agosto, o seminário Agrotóxicos: Impactos na saúde e no ambiente. Estabelecendo um debate com diversas áreas do campo científico sobre o impacto dos agrotóxicos na saúde e ambiente, o evento trouxe especialistas que puderam falar sobre o problema que tem merecido atenção da comunidade científica em todo o mundo.

As implicações mais graves, levando em conta a utilização em larga escala, se concentram nos países em desenvolvimento, especializados em monoculturas de exportação, sendo o Brasil o primeiro colocado desta lista, como maior mercado de agrotóxicos. Fernando Carneiro, professor e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ Ceará) e da Universidade de Brasília (UnB), apresentou em sua palestra, Agrotóxicos, ambiente e sustentabilidade, dados e informações sobre o tema. Um deles que chama a atenção, é que a cada US$1 na compra do agrotóxico, custa equivalente a US$1,28 em gastos com saúde.

À noite, também ocorreu o lançamento do Dossiê Abrasco: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde, com os conferencistas: Karen Friedrich (Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO), Fernando Carneiro (Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ Ceará e Universidade de Brasília – UnB) e Leonardo Melgarejo (Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural – AGAPAN).

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar