“Academia da Produção” reuniu pesquisa, aplicação e Engenharia para além das fronteiras nacionais

Evento integra o ciclo de comemorações dos 30 anos da Engenharia de Produção

Crédito: Rodrigo W. Blum

“Ensinam, na academia, que a Engenharia de Produção é sustentada por três pilares: gestão e valorização das pessoas, custos e soluções de problemas. Essa Engenharia, que estudamos, pregamos e praticamos na Unisinos, é a que nos orgulha”, declarou Miguel Afonso Sellitto, coordenador do PPG em Engenharia de Produção e Sistemas na abertura do evento, que ocorreu no auditório Sérgio Concli Gomes, na noite de ontem (21/10). Sob o tema “Academia da Produção”, a iniciativa foi alusiva ao aniversário de 30 anos do curso.

A programação iniciou com a apresentação das linhas de pesquisa do curso, sendo elas: Planejamento e Gestão da Competitividade (com foco no desenvolvimento estratégico, econômico, social e ambiental das sociedades modernas); Modelagem, otimização, simulação e exploração em sistemas (trabalha com modelagens de sistemas reais, principalmente em saúde e agronegócios); Estudo sobre Redes Interorganizacionais (direcionada para sistemas organizacionais e interorganizacionais em cadeias globais de produção e serviços) e GMAP, Modelagem para Aprendizagem pesquisa aplicada para situações complexas. “Não apresentamos nossos grupos de pesquisa somente para saberem da nossa construção científica e aplicada, mas para inspirá-los com os reconhecidos trabalhos que realizamos, com as ideias e estudos inspiradores”, afirmou o decano da Escola Politécnica, Carlos Moraes.

Crédito: Rodrigo W. Blum

A palestra “A Engenharia Industrial no contexto peruano” foi ministrada pelo professor Norman Reyes Morales, da Universidade Antônio Ruiz de Montoya, do Peru. O professor apresentou dados que influenciam diretamente na formação e atuação dos engenheiros do país, entre eles o contexto histórico da profissão, realidade econômica (diversidade produtiva, PIB, entre outros) e comparou o perfil atual do engenheiro com o que se tinha ou esperava antes dos anos 2000. “O número de ingresso de estudantes nas universidades, públicas e particulares, buscando a Engenharia de Produção aumentou. Consequentemente, o mercado também conta com mais profissionais. Existem muitas oportunidades que anseiam por engenheiros que sejam analistas, inovadores, empreendedores, administradores e comunicadores. Um profissional completo que dê conta de atender as novas demandas da diversificação produtiva”, partilhou com os participantes.

O evento foi encerrado com uma homenagem aos ex-coordenadores do curso, que desempenharam um importante papel para a sua consolidação, qualificação e reconhecimento. Receberam as placas comemorativas os professores presentes Jacinto Ponte Júnior, Miriam Borchardt e Giancarlo Medeiros.