Abinee se reúne na Unisinos durante o 7º Fórum Brasil Coreia

Atividade aconteceu no Auditório da Unitec, no Campus São Leopoldo

Crédito: Rodrigo W. Blum

Na manhã dessa quinta-feira, 23/8, o Auditório da Unitec, no Campus São Leopoldo, foi palco da tradicional reunião-almoço da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica – Abinee. O encontro ocorre, anualmente, durante o Fórum Brasil Coreia, que este ano completa sua 7ª edição. O momento é voltado para ao debate e à troca de ideias sobre a situação atual país e as perspectivas das empresas da área. 

O reitor, padre Marcelo Fernandes de Aquino, participou da abertura saudando os presentes e dando boas-vindas aos participantes. “Tenho sempre muito gosto em encontrar empresários que nos honram com a presença aqui na Unisinos. Eu sou professor de filosofia e creio que para fazer os avanços da capacidade brasileira de inovar temos que ter um ‘maluco’ ou um filósofo, que é a mesma coisa. É importante confiarmos que estamos construindo algo diferente para o nosso país”, afirmou.

O reitor destacou a iniciativa gaúcha em inovação e citou os parques tecnológicos das universidades do Rio Grande do Sul. “Temos que reformatar o peso do nosso estado no Brasil. Temos que preparar essa ‘gurizada’ para transformar nosso país com tecnologia, mas sem esquecer da humanidade. Estamos ajudando uma pátria que está passado por transformações. Que vocês sejam formadores dos empreendedores que irão formar uma geração diferenciada de líderes”, finalizou.

O diretor regional e vice-presidente da Abinee, Régis Haubert, iniciou sua apresentação trazendo alguns resultados e dados sobre a área. “Em julho de 2018, 64% das empresas registraram queda nas vendas em comparação com mesmo período em 2017. As exportações seguiram os mesmos índices. Estamos passando por um ano eleitoral, que traz algumas dificuldades”, afirmou.

Régis destacou ainda que os empregos no Rio Grande do Sul estão estabilizados, mas estamos perdendo talentos e exportando mão-de-obra qualificada. “Outro dado interessante é que 36% das empresas não repassaram o reajuste do dólar para os produtos”, destacou.

As palestras do encontro ficaram por conta de Guilherme de Paula Corrêa, responsável pelas políticas voltadas para ecossistema de Internet das Coisas (IoT) e a gestão da Câmara IoT do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, e de Rubens Souza, coordenador de Inovação Industrial na Secretaria de Políticas Digitais do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC. Durante o evento também aconteceu o lançamento do livro de Paulo Vellinho, ex-presidente da Abinee, de título: “Paulo Vellinho – o realizador de um sonho chamado Springer”.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar