A conclusão de uma etapa

Eu-Cidadão forma mais de 100 participantes de oficinas de inclusão digital

Foto: Rodrigo W. Blum

Nesta sexta-feira, 08 de julho, o Centro de Cidadania e Ação Social (CCIAS) foi palco da cerimônia de formatura de 10 turmas do Projeto Eu-Cidadão. Mais de 100 participantes, de todas as faixas etárias, concluíram as atividades das oficinas do primeiro semestre do ano e receberam certificados hoje à tarde, em um momento de confraternização e conquista.

Foto: Rodrigo W. Blum

O projeto Eu-Cidadão soma esforços e recursos para promover a inclusão digital e o acesso às novas tecnologias da informação, de modo a fomentar a cidadania em sua integralidade. Para ampliar o conhecimento e proporcionar práticas emancipatórias, trabalha questões referentes à informática e a temas contemporâneos.

Entre os participantes que se formaram hoje, estavam turmas das oficinas de Inclusão Digital, Infoglês (informática e inglês) e Preparação ao Mundo do Trabalho, cujos encontros aconteceram entre março e junho deste ano. Para a coordenadora do projeto, Janaína Ten-Pass, o momento foi de realização: “Para muitos, este é o primeiro certificado que recebem na vida. Eu noto no olhar deles o quanto foi desafiador romper a barreira do digital e o quanto eles se superaram”.

Foto: Rodrigo W. Blum

Teresinha Schwartzhaupt Fogaça é uma dessas pessoas que orgulham Janaína. Aos 55 anos, ela, que não entendia nada de computador até procurar o Eu-Cidadão por indicação de uma amiga, agora sabe mandar e-mail e fazer pesquisas, entre outras coisas, e não vai parar por aqui. “Já me inscrevi para a próxima oficina, quero aprender coisas novas”, contou a líder comunitária e mediadora de conflitos que admitiu sentir um “friozinho na barriga” na hora de pegar o certificado.

Tão feliz quanto Teresinha estava Samuel, 14 anos, que concluiu as atividades da oficina de Infoglês. “Aprendi muitas coisas sobre como usar programas e criei um vínculo com os colegas, me senti livre para conversar com eles e para buscar ajuda no que tinha dificuldade”, relatou o estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paul Harris, de São Leopoldo.

Foto: Rodrigo W. Blum

O Eu-Cidadão atua em interface com outros projetos e iniciativas sociais da Unisinos, como Vida com Arte e Pasec. Tem parceria com as empresas SAP, HCL, HSS e Turis Silva, e com instituições da Rede Socioassistencial do município de São Leopoldo. Conheça o projeto no site.