1º Torneio Power Grid Unisinos

Competição contou com a participação de alunos do curso de Engenharia de Energia

Crédito: Divulgação

No dia 09 de outubro, ocorreu o 1º Torneio Power Grid Unisinos no Campus São Leopoldo. A competição contou com a presença de alunos da Graduação em Engenharia de Energia.

O coordenador do curso, professor Fabiano Pedroso, comentou que a competição ocorreu através da utilização do jogo de tabuleiro Power Grid, que apresenta uma temática relacionada com a graduação. “O entretenimento simula o mercado da área, onde cada um dos seis jogadores representa uma empresa fornecedora de energia elétrica”, afirmou.

Durante o jogo, os competidores precisaram otimizar o uso de seus recursos financeiros através de aquisições de usinas elétricas em leilões, construindo suas subestações nas cidades. Na última rodada, o participante que conseguiu montar a maior quantidade de atividades, fornecendo energia para o maior número de cidades, foi o vencedor.

O desenho do tabuleiro utilizado na primeira edição foi o mapa da Alemanha. O graduando do curso, Roger Lautert, conquistou o primeiro lugar na competição, ganhando um troféu pela vitória. Além dos seis jogadores, um aluno foi responsável pela monitoria da partida.

Crédito: Divulgação

Fabiano destacou que os jogos de tabuleiro ajudam a desenvolver criatividade e o raciocínio analítico. “Além de ser uma oportunidade de interação social e convivência entre pessoas, o Power Grid apresenta uma ferramenta paradidática. Com isso, encontramos assuntos relacionados à dinâmica do mercado de energia elétrica, sendo desenvolvidas durante o jogo de uma maneira lúdica”’, afirmou.

Parceria que expande horizontes

A Graduação em Engenharia de Energia selou uma parceria com a Galápagos Jogos, distribuidora oficial do Power Grid no Brasil. Com isso, o curso recebeu incentivo diretamente da empresa para a realização não só da primeira, mas de futuras edições da competição.