Unisinos é guardiã do acervo de Luis Fernando Verissimo

Escritor também foi homenageado com a inauguração de um espaço com seu nome

Crédito: Rodrigo W. Blum

Na manhã de 12 de setembro, a Unisinos celebrou o recebimento da guarda do acervo do escritor, jornalista e músico Luis Fernando Verissimo. A solenidade aconteceu no Campus Unisinos Porto Alegre e contou com a presença do escritor gaúcho e seus familiares.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Na ocasião, Luis Fernando Verissimo e o reitor Padre Marcelo Fernandes de Aquino assinaram o Contrato de Comodato que torna a Unisinos responsável pela conservação, disponibilização e divulgação da obra de Veríssimo para fins acadêmicos e culturais e para promoção da pesquisa. “Como dizem que falo pouco, vou cumprir isso”, brincou Luis Fernando Verissimo. “Só gostaria de agradecer a honra de estar aqui e agradecer à Ana Guimarães, Maria da Glória, Lucia e Fernanda pelo apoio”, concluiu o escritor.

Crédito: Rodrigo W. Blum

São 1.159 títulos de periódicos e 382 livros, como títulos do autor, antologias e edições estrangeiras. Troféus, publicações na imprensa, documentos audiovisuais, manuscritos, memorabilia, comprovantes de crítica, edição e adaptação, quadros, esculturas, entre outras homenagens recebidas pelo escritor também fazem parte do acervo. O patrimônio ficará disponível no andar B do Campus Unisinos Porto Alegre.

Crédito: Rodrigo W. Blum

“No acervo vemos o saxofonista, escritor, cidadão e escutamos teu silêncio, que muitas vezes é barulhento”, declarou o Padre Marcelo ao escritor. “Teu acervo é algo tão precioso que guarda a tua vida. Vida tão honrada que conseguiu um feito raro aqui no Brasil, que é viver de sua caneta”, concluiu o reitor.

A Gerente Administrativa da Biblioteca Unisinos, Luciana Curra caracterizou a obra de Verissimo com ampla diversidade de atuação e rica em fonte de informação, “fico feliz e emocionada em estar aqui hoje e agradeço por ter confiado na Unisinos”, declarou.

Na oportunidade, a Unisinos inaugurou o Espaço Luis Fernando Verissimo, uma homenagem a um dos mais expressivos intelectuais gaúchos. O espaço foi idealizado para acolher eventos culturais, institucionais e acadêmicos da universidade e comunidade. O local fica no andar térreo da Torre Educacional.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Luis Fernando Verissimo é um escritor gaúcho conhecido por suas crônicas e contos de humor. Filho do escritor Érico Verissimo e de Mafalda Halfen Volpe, nasceu em 26 de setembro de 1936 em Porto Alegre. Em 1973 fez sua primeira publicação, “O Popular”, uma coletânea de textos bem humorados já publicados em jornais onde havia trabalhado. Verissimo já escreveu para diversos jornais e revistas do país. Em 1981, na Feira do Livro de Porto Alegre, lançou o livro de crônicas “O Analista de Bagé”, que se esgotou em dois dias. Atualmente escreve para os jornais O Globo, Estadão e Zero Hora.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar