Teatro Unisinos

Inauguração aconteceu nessa segunda-feira, 31 de julho

Crédito: Juliana Borgmann

A noite dessa segunda-feira, 31 de julho, ficará na história da Unisinos. A data além de marcar mais um ano da Universidade, também será lembrada como a inauguração do Teatro Unisinos.

O evento iniciou com um coquetel e, em seguida, o grupo de percussão Vida com Arte começou uma apresentação. O som dos instrumentos indicava o caminho de entrada do teatro aos convidados.

A abertura das falas da noite foi feita pelo diretor-presidente da Associação Antônio Vieira – ASAV, Pe. João Geraldo Kolling. “O cultivo da arte e da cultura sempre foi um importante meio para expandir a fé”, destacou. E aproveitou o momento para lembrar Santo Inácio de Loyola e falar da irradiação do evangelho através da arte.

Em seguida, foi feito o descerramento da placa com a seguinte mensagem: Ao celebrar o 48º aniversário da autorização da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) pela Presidência da República do Brasil em 31 de julho de 1969 – festa de Santo Inácio de Loyola – a comunidade universitária, em comunhão com o legado humanista da Companhia de Jesus, representada pela Associação Antônio Vieira (ASAV) e fazendo memória dos jesuítas Anton Sepp von Rechegg e Domenico Zipoli, entrega à Porto Alegre este Teatro UNISINOS para Procurar Deus em todas as coisas.

Após o descerramento, o Pe. Luiz Fernando Rodrigues, fez uma benção do teatro. “Que esse local seja recreio do espírito”, afirmou.

Em seu pronunciamento, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, reitor da Unisinos enfatizou a importância desse momento. “Que harmonia maior, a gratidão de ter a presença de todos vocês neste momento e das pessoas que ajudaram a transformar esse teatro em realidade”.

Antes de iniciar a apresentações da noite, o reitor encerrou sua fala dizendo: “A inauguração do teatro conecta nossa Universidade com o humanismo jesuíta, de buscar Deus em todas as coisas”.

O espetáculo

O espetáculo de inauguração do teatro contou com a apresentação da Orquestra Unisinos Anchieta, sob a regência do maestro Evandro Matté. Vários convidados abrilhantaram a noite. Renato Borghetti/ Daniel Sá – gaita e violão; Alessandra Verney – canto; Elias Barbosa/ João Vicente – cavaquinho e violão; Raquel Fortes – soprano.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Além desses nomes, Hique Gomez participou de toda a apresentação do espetáculo, cantando e tocando violino. Os dançarinos de tango, Pâmella Kepler e Maurício Miranda deram movimento à noite, numa apresentação de dança na parte externa do espaço, que revelou o teatro aberto no fundo do palco, mostrando a flexibilidade do local. Uma apresentação internacional deu ainda mais beleza à noite. O violinista chinês, Yang Liu, encerrou o show da noite de estreia do Teatro Unisinos com uma deslumbrante apresentação.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Momento de emoção

Um texto produzido pelo professor da Unisinos, José Alberto Baldissera, para a inauguração do teatro, foi lido durante o evento. Baldi, como carinhosamente era conhecido, faleceu no domingo, 23/07, aos 74 anos. Ele era ator, participou de várias peças de teatro e ganhou duas vezes o Prêmio Açorianos.

A última mensagem que nos deixou afirma: “A arte empolga, emociona e transforma o mundo”. O texto do professor foi aplaudido de pé pelos presentes.

Sobre o Teatro

O Teatro Unisinos é o único no Brasil que permite a flexibilidade de abrigar tanto um concerto de Orquestra Sinfônica, um seminário acadêmico/empresarial ou ser palco de um Teatro Italiano. Isso se deve ao investimento na infraestrutura e tecnologia de acústica, som e iluminação.

Crédito: Rodrigo W. Blum / Teatro oferece a possibilidade de abrir o fundo do palco, revelando-o para o pátio externo e acesso ao campus e aumentando a capacidade de espectadores

Além disso, o teatro também é singular pela possibilidade de abertura do fundo do palco para a área externa, dentro do Campus Unisinos Porto Alegre. Nesse formato, é possível realizar apresentação ao ar livre, acolhendo cerca de mil pessoas. Já internamente, o Teatro tem capacidade para mais de 500 espectadores divididos entre plateia e mezaninos.

O teatro fica junto ao campus da Universidade, que constitui um ecossistema inovador e empreendedor, entrelaçado na missão da Unisinos. No entanto, opera de forma independente, com acesso exclusivo pelo saguão da entrada principal do campus.

O espaço tem a flexibilidade de abrigar diferentes usos e públicos. O teatro tem área total de 1.200 m² distribuídos em 3 níveis: térreo (foyer, bilheteria, chapelaria, acesso administrativo), nível intermediário (sanitários e áreas técnicas), e subsolo (palco, camarins, sala de ensaio e depósitos). A arquibancada da plateia está distribuída nos três andares.