Suíngue, samba-rock e balanço na universidade

Evento trouxe importante músico brasileiro e autor de etnografia musical para palestrar e tocar para comunidade acadêmica

O final da tarde de ontem foi marcado pela ilustre visita de Luís Vagner, o Guitarreiro, à Unisinos. O artista gaúcho conduziu junto de Mateus Berger Kuschick uma palestra aberta a comunidade acadêmica, que teve forte presença dos alunos de Produção Fonográfica.

O evento traçou um panorama da carreira do consagrado Luís Wagner juntamente da história do samba rock e swing nacional, objetos de pesquisa de Mateus, que como fruto de sua dissertação de mestrado escreveu o livro “Suíngue, samba-rock e balanço: músicos, desafios e cenários”.

Mesclando trechos históricos de sua carreira musical com passagens importantes para a concretização da música brasileira, Luiz Wagner contou desde sua migração de Bagé para Porto Alegre, com apenas 12 anos até sua contratação como músico da TV Excelsior no Rio De Janeiro, aonde morou no Solar da Fossa, pensão aonde efervescia a música brasileira dos anos 60/70. Faziam parte de sua vizinhança Tim Maia, Caetano Veloso, Raul Seixas, Gal Costa, Paulo Coelho, Paulinho da Viola, dentre outros.

A plateia também teve participação ativa no evento, o que transformou a apresentação em um agradável bate-papo intercalado com a execução de boas músicas da autoria de Luis Vagner. Este por fim, deu várias dicas aos interessados em atuar no mercado fonográfico e também aqueles que já trabalham com música. “Música você deve ouvir, de todos os tipos sem preconceito. Se quer viver dela, você vive pra ela, por ela e com ela. Música é feita pra tocar o coração”, concluiu o mestre Guitarreiro.