Retratos da Resistência – Palestina em foco

Fotógrafos curitibanos falam sobre seu trabalho documental na Palestina, que culminou em exposição fotográfica

O Anfiteatro Pe. Werner foi nesta quarta-feira, 18 de março, palco para um dos mais importantes eventos da Semana Internacional Contra o Apartheid Israelense. Na ocasião, foi apresentada boa parte do trabalho dos fotógrafos Leandro Taques e Rafael Oliveira, que, no ano de 2013, passaram sete dias em terras Palestinas. Lá desenvolveram um vasto material fotográfico, o qual originou a exposição “Retratos da Resistência – Um povo que luta para não desaparecer”.

A Semana Internacional contra o Apartheid ocorre em dezenas de países e mais de cem cidades do mundo durante os meses de fevereiro e março, e no momento está em sua XI edição. No Rio Grande do Sul, é organizada pelo Comitê Estudantil de Apoio à Palestina. A semana conta com programação estendida nas universidades Unisinos, UFRGS e PUC-RS. O evento oportuniza o debate e a discussão sobre o atual sistema de Apartheid Israelense que acontece na Palestina.

Para uma plateia composta majoritariamente por estudantes dos cursos de Fotografia e Jornalismo, os dois fotógrafos curitibanos expuseram suas fotografias e fizeram uma breve introdução ao seu trabalho, sendo a maior parte do tempo utilizada para debate entre estudantes e palestrantes.

As imagens, todas em preto e branco, retratam de forma acurada a resistência do povo palestino contra seu opressor, o exército de Israel. São retratos posados, cenas do cotidiano e também capturas de ação, que mostram desde crianças sorridentes assistindo aos ataques israelenses até retratos de senhores que, por muitos anos, sofrem com a violência das investidas do povo vizinho.

“O que acontece lá não tem relação alguma com religião. O que Israel está tentando fazer é uma limpeza étnica. É um genocídio, e não uma guerra que está acontecendo”, afirmou Leandro Taques. “Somente a pressão internacional pode fazer a diferença. O ativismo e a manifestação dos mais diversos povos. Se você é músico faça música, se é poeta escreva poesia, se escritor, fale sobre a Palestina, se você é fotógrafo, fotografe!” ponderou Rafael Oliveira, que salientou o fato de que o conflito que já acontece há décadas, no Brasil, é infimamente estudado no Ensino Médio, de forma irrelevante e não elucidativa.

Os fotógrafos falaram ainda sobre seus planos de produzir um livro sobre a experiência, mas garantiram: “Só vai virar um livro depois que pudermos fotografar em Gaza”, disse Taques, que, como Oliveira, está esperando permissão internacional para incursionar à violenta Faixa de Gaza. Por enquanto, pretendem rodar o Brasil com a exposição vigente, que pode ser visualizada no Saguão do Prédio 5 da UFRGS, até o final desta semana.

Leandro e Rafael por fim, salientaram a importância sobre o debate do tema Palestina em meio acadêmico. “São os estudantes, que têm vontade de mudança e mente efervescente, que podem levar adiante o debate que pode levar a paz ao povo palestino”, ressaltou Leandro.

A Semana Internacional Contra o Apartheid Israelense continua até amanhã, sexta-feira, 20 de março. Mais informações podem ser encontradas no evento do Facebook.