Mestrado Profissional em Nutrição e Alimentos

Tecnologia e inovação em alimentos para a educação básica

O mestrado Profissional em Nutrição e Alimentos entende que a aproximação da Pós-graduação com o ensino médio é uma maneira de incentivar os alunos a buscarem qualificação, e nesse processo ajudar na escolha da carreira profissional. Dessa forma, possibilita vivências inovadoras dentro da Ciência e Tecnologia de Alimentos e Nutrição e oportuniza aos alunos a ampliação do seu processo de formação, além de propiciar aprofundamento teórico-prático dentro dessa temática.

Os alunos de ensino médio/técnico já desenvolvem algumas atividades práticas no ramo das ciências, dentro de suas escolas, no entanto, muitas vezes pela limitação de infraestrutura e espaço físico, a abordagem de algumas tecnologias de ponta e inovações, se tornam limitadas. O projeto tem caráter interdisciplinar e através de minicursos, palestras e treinamentos será possível estreitar as relações da universidade com algumas escolas de ensino médio/técnico da região do Vale dos Sinos.

Objetivo

O Programa de Prática Acadêmica de Extensão Universitária tem como objetivo proporcionar aos alunos a realização de diagnóstico, planejamento e proposição de ações que possam levar à transformação da sociedade. Entende-se que essa transformação deverá ocorrer por meio de práticas que visem o bem comum das pessoas. A interação entre a Universidade e a sociedade será fundamental para que o conhecimento produzido no ambiente acadêmico seja reconhecido na sociedade, do mesmo modo que os saberes dos diferentes grupos sociais sejam objeto de reflexão na Universidade. Desse modo, Universidade e sociedade em interação podem retroalimentar os seus saberes para produzir ações que contemplem o bem-estar das pessoas.

Local

Instituto Tecnológico em Alimentos para a Saúde – itt Nutrifor

Periodicidade

A cada 3 meses

Competências desenvolvidas

As competências desenvolvidas nos participantes desse projeto serão as seguintes:
- Responsabilidade socioambiental;
- Senso crítico-reflexivo;
- Resolução de problemas;
- Atitude empreendedora;
- Pensamento Projetual;
- Autonomia e autogestão do conhecimento.

Público-alvo
Alunos de ensino médio/técnico das escolas do Vale do Rio dos Sinos

Alcance e restrições do programa
O programa busca alcançar algumas escolas de ensino médio/técnico do Vale do Rio dos Sinos. O programa restringe-se a alunos de ensino médio vinculados a escolas situadas no Vale do Rio dos Sinos

Pré-requisitos para participação do aluno
Estar matriculado no ensino médio ou ensino médio técnico de escolas situadas no Vale do Rio dos Sinos.

Resultados esperados
Proporcionar vivências com tecnologia e inovação em alimentos e nutrição para pelo menos 50 alunos de ensino médio/técnico vinculados a escolas situadas na região do Vale do Rio dos Sinos, por semestre de execução do projeto.

Avaliação dos resultados
A cada semestre será feito um levantamento das ações realizadas para averiguar se os resultados esperados estão sendo atingidos. Após esse levantamento, alguns ajustes e ações corretivas por deram ser aplicadas.


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades