Vá para Página Inicial

Ensino

Programa de Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado

Linguística Aplicada

Curso recomendado pelo CAPES

Linhas de Pesquisa

Confira abaixo as linhas de pesquisa dos cursos de pós-graduação em Linguistica Aplicada, área de concentração em Linguagem, Tecnologias e Interação:

  • Interação e Práticas Discursivas

    O objetivo desta linha é desenvolver pesquisas que investiguem práticas discursivas sob a perspectiva da interação, que é compreendida como evento interacional em si e como dimensão constitutiva do sujeito e do sentido. As pesquisas desenvolvidas na linha conjugam análises em nível micro e macro de práticas interacionais em diferentes contextos, como empresa, família, escola, hospitais, consultórios.

  • Linguagem e Práticas Escolares

    O objetivo desta linha é desenvolver pesquisas que investiguem fenômenos linguísticos no âmbito do ensino-aprendizagem de línguas, em diferentes contextos educacionais, formais ou não. São realizados estudos de práticas discursivas e interacionais no ambiente escolar, levando em conta sua relação com o contexto histórico e sociocultural.

  • Texto, Léxico e Tecnologia

    O objetivo desta linha é desenvolver pesquisas que investiguem fenômenos linguísticos no âmbito do texto, este considerado como unidade comunicativa fundamental da linguagem humana, organizado nos níveis macro e microestruturais e situado em contextos interacionais. O texto é estudado em termos de sua organização, de seus processos discursivos e dos fenômenos de recursividade, focalizando-o como sistema aberto, dinâmico e complexo.

Você está em: Linguística Aplicada
 

Mídias Sociais

Jesuítas Unisinos - Somos infinitas possibilidades