Mestrado e Doutorado em Engenharia Mecânica

Linha de Pesquisa

Confira abaixo as linhas de pesquisa do Mestrado e Doutorado em Engenharia Mecânica:

  • Sistemas Térmicos e Energéticos

    Linha voltada ao estudo, à análise, à modelagem e à simulação de processos e sistemas térmicos, visando à compreensão dos fenômenos envolvidos, ao projeto e ao dimensionamento de equipamentos, à conversão e ao uso eficiente da energia e às relações entre sistemas e meio ambiente.

    Para esse fim, serão utilizados, além dos fundamentos da termodinâmica, transferência de calor e mecânica dos fluidos, ferramentas de simulação experimental, analítica e numérica, aplicadas a estudos de sistemas térmicos. Esses últimos consistem de equipamentos e processos de transferência de calor: superfícies intensificadoras da transferência de calor, escoamento bifásico, escoamento em mudança de fase, trocadores de calor, sistemas de refrigeração, ar condicionado e ventilação, armazenagem térmica e processos de combustão de diferentes combustíveis.

    » Veja os projetos desenvolvidos pela linha de pesquisa
  • Gestão e Otimização da Geração e Utilização da Energia

    Propõe estudos sobre a gestão e a otimização dos processos e sistemas de energia, considerando critérios técnicos, junto à análise econômica e aos aspectos ambientais voltados à minimização das perdas.

    A utilização racional e eficiente da energia nos processos industriais e comerciais é uma condicionante cada vez mais crítica em todos os tipos de sociedade, industrializadas ou em vias de industrialização. Duas razões básicas regem esse processo: ambiental, pela disponibilidade de matérias-primas e controle de poluição e econômica, em função do custo de fabricação, e qualidade dos bens produzidos.

    Dentro dessa Linha, tanto processos como sistemas de geração de energia e cogeração poderão ser avaliados através de métodos avançados de otimização que incluem, entre outros, a análise exergética e a minimização da geração de entropia, como uma forma de manter em vista o objetivo de racionalizar o uso dos recursos energéticos disponíveis. Além de processos eminentemente térmicos, como os da indústria petroquímica, de geração de energia, serviços auxiliares (utilidades), como ar comprimido, gases, vapor, também se incluem nessa Linha processos de fabricação do setor metalmecânico.

    Dentro do tema das energias renováveis, a energia solar térmica e a fotovoltaica constituem outro foco nessa Linha de Pesquisa. Apresentam como característica importante a baixa ou nenhuma emissão de poluentes e gases de efeito estufa, convertendo a radiação solar em uma forma útil de energia. Associada ao seu uso, aparece a possibilidade de descentralização da produção de energia, minimizando, dessa maneira, as perdas de transmissão.

    » Veja os projetos desenvolvidos pela linha de pesquisa

»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades