Pós Graduação Unisinos - ENGENHARIA MECÂNICA - Presencial - São Leopoldo
Mestrado Acadêmico

ENGENHARIA MECÂNICA

Presencial - São Leopoldo

Local

São Leopoldo

Dias de aula

Quintas e sextas-feiras.

Duração

2 anos

Curso recomendado pela Capes

Conceito 4

Apresentação

Com foco na formação de caráter transdisciplinar, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Unisinos, em nível de Mestrado, promove a formação de novos pesquisadores e a qualificação de profissionais de diversos campos do saber. O PPG em Engenharia Mecânica, área de Engenharia de Energia, é recomendado pela Capes, e mantém uma relação permanente com parceiros internos e externos à instituição, além de desenvolver projetos junto a outras universidades, empresas e organizações nacionais e internacionais.

Energia é um dos elementos essenciais para o desenvolvimento econômico sustentável da sociedade. Dentro dessa premissa, o objetivo do programa é atingir excelência em pesquisa na área de Engenharia de Energia, refletida na qualidade dos mestres e doutores egressos, e na qualidade de sua produção científica, tecnológica e de inovação.

O PPGEM trabalha fortemente para que seus egressos sejam pesquisadores preparados para atuar nos diversos setores – indústria, academia, órgãos governamentais e não governamentais, empresas – com conhecimento e autonomia, e uma ética de proteção à vida e ao ambiente.

A partir da definição das linhas de pesquisa e da concepção do curso de forma a garantir espaço para uma visão global da energia em suas múltiplas aplicações, o PPGEM acolhe não apenas egressos do curso de Engenharia Mecânica, mas de áreas com as quais a Energia estabelece interface, como é o caso de outras Engenharias, da Arquitetura, da Física, da Química e da Computação. Por conta desta visão transdisciplinar, o perfil do egresso que o Programa busca formar é de profissionais para atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Uma importante característica da formação do egresso do PPGEM é a apropriação do método científico, tornando-o apto a propor, desenvolver e coordenar projetos de pesquisa científico-tecnológicos, tanto em instituições de ensino e pesquisa, como nos setores de produção de bens e serviços em organizações, ou mesmo como empreendedor de seu próprio negócio. A atuação deste profissional está voltada para a promoção da solução avançada de problemas, relacionados à área de concentração “Energia”, com toda a sua amplitude e possibilidades de transdisciplinaridades. As principais especialidades dos egressos do PPGEM estão nas questões relativas ao desenvolvimento e análise de sistemas térmicos e energéticos e à gestão e otimização de processos de geração e utilização de energia, assim como em eficiência energética e redução do consumo de recursos (energia, água e materiais) de processos de fabricação.

O PPGEM conta com uma ótima infraestrutura de laboratórios experimentais e de informática. Os laboratórios experimentais são equipados com sistemas de energia solar térmica e fotovoltaica, refrigeração, motores, leito fluidizado, e reator de pirolise, caracterização química, física, térmica e estrutural de materiais, entre outros. São utilizadas ferramentas avançadas de gestão, simulação e otimização, como Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD), Produção mais Limpa (P+L), Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) e Design Construtal.

Regimento Interno:

Baixe o Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação (PDF)

LinkedIn Facebook Instagram Youtube

 

Este programa também está disponível como:

Coordenação do Curso


Paulo Roberto Wander

E-mail: prwander@unisinos.br

Telefone: (51) 3591-1122 - Ramal 1760

Ver currículo Lattes

 

Secretaria do Curso

Telefone: (51) 3591-1122 - Ramal 1605

Email: ppgem@unisinos.br

Área de concentração: Engenharia de Energia

A área de concentração Engenharia de Energia engloba o estudo dos processos de conversão, transmissão e armazenamento da Energia. As pesquisas se concentram na análise e otimização de sistemas térmicos, visando a obtenção de maior eficiência energética, principalmente na área de energias renováveis.  Várias ferramentas são utilizadas, como simulação computacional, ensaios experimentais, modelagem termodinâmica e estudos analíticos.

Imagem da Área de concentração

Linhas de Pesquisa

A Linha Sistemas Térmicos e Energéticos é voltada ao estudo, à análise e à simulação de sistemas térmicos e de processos de escoamento, a fim de melhor compreender os fenômenos físicos envolvidos nos mais diversos processos. Baseado nos resultados, desenvolvimento de tecnologias mais limpas e modificações de projeto em cada sistema particular podem ser delineadas e testadas a fim de melhorar o desempenho e minimizar o consumo de energia.

A Linha Gestão e Otimização da Geração e Utilização da Energia visa o desenvolvimento por meio da pesquisa e da inovação de sistemas energéticos a partir de técnicas de otimização, produção de energia proveniente de fonte renovável empregando sistemas solar térmico e fotovoltaico, aplicações de materiais econômica e ambientalmente mais sustentáveis, avaliação e minimização de impactos ambientais associados aos sistemas construtivos, edificações e processos industriais em geral. Buscam-se também mudanças de matérias-primas e insumos, minimização de perdas de matéria-prima e energéticas e utilização de resíduos sólidos e térmicos, em especial biomassas, para melhor aproveitamento e eficiência energética.

Projetos de pesquisa

Conheça os projetos desenvolvidos pelos professores do Programa em suas respectivas linhas de pesquisa:

Ver projetos de pesquisa

MESTRADO ESTRUTURA CURRICULAR

Para concluir o Curso de Mestrado, o aluno deverá cumprir vinte e quatro (24) créditos sendo: nove (9) créditos em disciplinas obrigatórias; quinze (15) créditos em disciplinas optativas; comprovar o envio de trabalho completo para evento da área ou artigo científico para periódico da área; aprovação da Dissertação pela Banca Examinadora.


EMENTAS DO PROGRAMA ATIVIDADES TRANSDISCIPLINARES DISCIPLINA: CICLO DE ESTUDOS

Disciplinas obrigatórias (9 créditos) keyboard_arrow_down

- Termodinâmica aplicada (3 créditos)
- Métodos Matemáticos para Engenharia (3 créditos)
- Metodologia Científica (3 créditos)

Disciplinas optativas (15 créditos) keyboard_arrow_down

- Transferência de Calor (3 créditos)
- Mecânica dos Fluidos (3 créditos)
- Projeto e Simulação de Sistemas Térmicos (3 créditos)
- Combustão (3 créditos)
- Introdução à Simulação Numérica (3 créditos)
- Teoria Constructal e Design (3 créditos)
- Ebulição e Condensação (3 créditos)
- Ferramentas Avançadas em Gestão Ambiental (3 créditos)
- Eficiência Energética (3 créditos)
- Termoeconomia (3 créditos)
- Otimização de Sistemas de Energia (3 créditos)
- Energia Solar Fotovoltaica (3 créditos)
- Simulação de Edificações (3 créditos)
- Ciências dos Materiais (3 créditos)
- Energia Solar Térmica (3 créditos)
- Biomassa para Energia – Tecnologias e Meio Ambiente (3 créditos)

PROCESSO SELETIVO

Os Programas de Pós-Graduação da Unisinos permitem a participação de alunos não regulares em determinadas disciplinas dos cursos de Mestrado e Doutorado. São considerados alunos não regulares estudantes de outras instituições de ensino superior; graduados e pós-graduados sem vínculo com PPGs e também graduandos da UNISINOS que tenham concluído ou estejam matriculados em Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) ou Trabalho de conclusão de Curso II (TCC II).

A cada semestre os programas divulgam as disciplinas do curso passíveis de aceitação de matrícula de alunos não regulares. A análise da inscrição é realizada pela Coordenação do PPG. Após parecer favorável da Coordenação, o aluno solicita matrícula, junto ao Atendimento Unisinos.


Baixe o regulamento para admissão de alunos não regulares (PDF)
Baixe a ficha de inscrição para alunos não regulares (DOC)


Inscrição

A solicitação deve ser realizada por e-mail para atend_posgrad@unisinos.br a partir de 02/01 até 05 dias antes do início das aulas (*) da disciplina de interesse, anexando a documentação exigida.


"A partir do segundo semestre de 2022, este PPG inicia o seu processo de desativação gradual."


Confira as disciplinas ofertadas em 2024/1 (pdf)


Confira a lista da documentação necessária no link do regulamento (PDF) para admissão de alunos não regulares, disponibilizado acima.


Valores

Confira os valores para 2024

PROGRAMAS DE BOLSAS E DESCONTOS

São egressos todos os estudantes que concluíram um nível completo de educação superior (alunos diplomados da Unisinos).


Egressos Unisinos possuem 10% de desconto nos Programas de Pós-graduação de Mestrado e Doutorado* Acadêmico e Profissional.


*Válido para ingressantes no Doutorado a partir de 2021.

O PROGRAMA DE BOLSAS DE APOIO À PESQUISA UNISINOS prevê a distribuição de bolsas parciais de estudo de 20 a 50% (vinte a cinquenta por cento) do valor total do curso de Mestrado e Doutorado da Unisinos por meio das seguintes modalidades:


  • BOLSA CTIE: direcionada a estudos inovadores que visem o desenvolvimento de pesquisas alinhadas aos temas estratégicos de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo (CTIE);


  • BOLSA TECNOSINOS/SENAI: exclusiva para colaboradores das empresas consolidadas e incubadas no Parque Tecnológico de São Leopoldo – Tecnosinos e na Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec); e Professores e funcionários do Instituto SENAI de Tecnologia e de Inovação – RS e direcionada a estudos orientados aos temas estratégicos de Gestão, Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo;

  • BOLSA PE. THEOBALDO FRANTZ: exclusiva para professores da educação básica e visa a desenvolver projetos de pesquisa que caracterize de forma clara a contribuição da respectiva área para o contexto da educação básica, apresentando soluções para problemas identificados neste âmbito.
  • O Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação - PROSUC concede Bolsas de Pós-graduação e Auxílios para o pagamento de Taxas escolares, para os melhores classificados nos processos seletivos de ingresso nos Programas de Pós-Graduação.


    Mestrado Bolsa R$ 2.100 + Taxa Auxilio R$ 1.100

    Doutorado Bolsa R$ 3.100 + Taxa Auxilio R$ 1.400


    Veja o edital disponível para este processo de bolsa:

    PROFESSORES DO CURSO

    O aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica tem à disposição um corpo docente composto composto por doutores com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.

     

    Carlos Alberto Mendes Moraes

    Carlos Alberto Mendes Moraes

    Doutor em Ciências dos Materiais
    WorkID/ORCID

    Possui doutorado em Ciências dos Materiais pela University of Manchester Institute of Science and Technology, UMIST (Inglaterra), com mestrado e graduação em Engenharia Metalúrgica pela Ufrgs. Tem ainda pós-doutorado pela Sogang University, SOGANG (Coréia do Sul). Desenvolve pesquisas nas áreas de Resíduos sólidos industriais, Otimização de processos para a minimização de resíduos, Produção mais limpa Caracterização e Reciclagem de materiais e resíduos sólidos industriais Análise de ciclo de vida.

    Jacqueline Biancon Copetti

    Jacqueline Biancon Copetti

    Doutora em Engenharia
    WorkID/ORCID

    Doutor em Engenharia pela Universidad Politécnica de Madrid. Áreas de interesse Engenharia Térmica, mais especificamente em Transferência de calor monofásica e em mudança de fase de refrigerantes em mini e micro escala, Equipamentos de troca térmica, trocadores de calor e dissipadores compactos, Refrigeração e Criopreservação de material Biológico. Energia solar térmica de concentração.

    Paulo Ricardo Da Silva Pereira

    Paulo Ricardo Da Silva Pereira

    Doutor em Engenharia Elétrica
    WorkID/ORCID

    Professor e pesquisador no ittChip e Escola Politécnica da UNISINOS. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, realizou mestrado e doutorado em engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Distribuição da Energia Elétrica, atuando nas distribuidoras Certaja Energia, Rio Grande Energia e Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sistemas Elétricos de Potência (GESEP) e pesquisador no INCT-GD, suas áreas de interesse são Automação e Redes Elétricas Inteligentes (Smart Grids), Sistemas Embarcados, Tecnologias para a Saúde, Simulação, Qualidade da Energia e Indústria 4.0, Eletrificação Rural, Fontes Renováveis e Recursos Energéticos Distribuídos.

    Paulo Roberto Wander

    Paulo Roberto Wander

    Doutor em Engenharia Mecânica
    WorkID/ORCID

    Engenheiro Mecânico, Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Áreas de interesse: energias renováveis, combustão e gaseificação de biomassa, uso de biocombustíveis em motores de combustão interna, eficiência energética, refrigeração e condicionamento de ar.

    Regina Celia Espinosa Modolo

    Regina Celia Espinosa Modolo

    Doutora em Ciências e Engenharia do Ambiente
    WorkID/ORCID

    Engenheira Agrônoma, Doutora em Ciências e Engenharia do Ambiente pela Universidade de Aveiro/Portugal. Áreas de interesse: Biomassa agrícola e florestal, valorização de resíduos sólidos da combustão de biomassa (cinzas leves e pesadas), fenômeno de aglomeração em tecnologia de leito fluidisado.

    INFRAESTRUTURA

    Confira também