Mestrado e Doutorado em Engenharia Mecânica

Mestrado Duração: 2 anos Aulas: quintas-feiras (noite) e as sextas-feiras (tarde e noite)
Doutorado Duração: 4 anos Aulas: quintas-feiras (noite) e as sextas-feiras (tarde e noite)
Curso recomendado pela Capes
Conceito 4
reconhecimento capes

Área de concentração: Engenharia de Energia

Com foco na formação de caráter interdisciplinar, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Unisinos promove a formação de novos pesquisadores e a qualificação de profissionais de diversos campos do saber.

O PPG em Engenharia Mecânica, área de Engenharia de Energia, é recomendado pela Capes, e mantém uma relação permanente com parceiros internos e externos à instituição, além de formular projetos junto a outras universidades, empresas e organizações nacionais e internacionais.

Energia é um dos elementos essenciais para o desenvolvimento econômico sustentável da sociedade moderna. Dentro dessa premissa, o objetivo do programa é atingir excelência em pesquisa na área de Engenharia de Energia, refletida na qualidade dos mestres e doutores egressos, e na qualidade de sua produção científica, tecnológica e de inovação.

Linhas de Pesquisa

  • Sistemas Térmicos e Energéticos
  • Gestão e Otimização da Geração e Utilização da Energia

» Saiba mais

Perfil do Egresso

O perfil do egresso do PPGEM é um dos focos do Programa, conforme descrito no seu Plano Estratégico: “Formar recursos humanos com capacidade e autonomia para produzir pesquisa e inovação com relevância internacional, visando a melhoria das condições de vida e a conservação do meio ambiente (Missão do PPGEM – Plano Estratégico 2019).”

O PPGEM trabalha fortemente para que seus egressos sejam pesquisadores preparados para atuar nos diversos setores – indústria, academia, órgãos governamentais e não governamentais, empresas – com conhecimento e autonomia, e uma ética de proteção à vida e ao ambiente.

A partir da definição das linhas de pesquisa e da concepção do curso de forma a garantir espaço para uma visão global da energia em suas múltiplas aplicações, o PPGEM acolhe não apenas estudantes do curso de Engenharia Mecânica, mas de áreas com as quais a Energia estabelece interface, como é o caso de outras Engenharias, da Arquitetura, da Física, da Química e da Computação, apenas para citar algumas. Por conta desta visão transdisciplinar, o perfil do egresso que o Programa busca formar inclui profissional qualificado em atividades de docência e pesquisa, bem como o profissional qualificado para atividades de pesquisa e inovação nas empresas. Uma importante característica da formação do egresso do PPGEM é a apropriação do método científico, tornando-o apto a propor, desenvolver e coordenar projetos de pesquisa científico-tecnológicos, tanto em instituições de ensino e pesquisa, como no setor de produção de bens e serviços. A atuação deste profissional está voltada para a promoção da solução avançada de problemas, relacionados à área de concentração “Energia”, com toda a sua amplitude e possibilidades de transdisciplinaridades. As principais especialidades dos egressos do PPGEM estão nas questões relativas ao desenvolvimento de sistemas térmicos e energéticos e a gestão e otimização de processos de geração e utilização de energia, inclusive usando ferramentas avançadas de gestão, simulação e otimização, como Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD), Produção mais Limpa (P+L), Análise de Ciclo de Vida (ACV) e Design Construtal.

Veja mais

Diferença entre Doutorado, Mestrado Acadêmico e Profissional

Contato

Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

Fone: +55 (51) 3591 1175 E-mail: ppgem@unisinos.br Horário de atendimento: Sala C01 306, de segunda a sexta, das 8h às 22h Local: Escola Politécnica LinkedIn: Acesse aqui o LinkedIn do PPGEM Facebook: Acesse aqui o Facebook do PPGEM Instagram: @ppgemunisinos


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades