Mestrado e Doutorado em Comunicação

Proficiência

Para a conclusão dos cursos de mestrado e doutorado o aluno deve comprovar conhecimentos em língua estrangeira por meio da realização do exame de proficiência. No mestrado, o aluno deve realizar o teste em um idioma, enquanto no doutorado é necessário aprovação em duas línguas. O regimento dos programas de Pós-Graduação estrito senso estabelecerá prazos e condições, como a especificação do(s) idioma(s) para o cumprimento desta exigência.

Consulte o regimento do Programa de Pós-Graduação ao qual você está vinculado. O exame é constituído por dois textos que abordam temáticas de cunho geral ou específico. As questões têm como objetivo avaliar habilidades de leitura e compreensão em língua estrangeira.

Confira o modelo de algumas provas de proficiência já aplicadas:

Orientações para prova

• As respostas das provas devem ser elaboradas em português;
  • A prova tem duração máxima de três horas;
  • O aluno deve utilizar caneta preta ou azul;
  • O aluno poderá utilizar dicionário convencional (não eletrônico) que deve ser de uso exclusivo;
  • O aluno deverá apresentar, no dia da prova, comprovação de matrícula, caso tenha realizado fora do prazo estabelecido no calendário;
  • O aluno que não comparecer no dia da prova e não solicitar o cancelamento antes da realização da prova caracterizará como desistência;
  • O aluno deverá respeitar o prazo estabelecido em calendário para solicitar a revisão da prova;
  • O resultado da prova estará disponibilizado no Portal "Minha Unisinos" e não será divulgado por telefone ou e-mail.

Matrícula Presencial

Local: Atendimento Unisinos

Campus São Leopoldo: Av. Unisinos, 950 - 1º piso do Centro Administrativo

Campus Porto Alegre: Av. Dr. Nilo Peçanha, 1640, Bairro Boa Vista

R$ 553,38*

*Alunos do Mestrado e Doutorado da Unisinos devem verificar na Instrução Normativa as situações de exigência de pagamento.

Local da Prova

As provas de proficiência ocorrem exclusivamente no Campus São Leopoldo da Unisinos.

Divulgação dos Resultados:

O resultado da prova estará disponível no Portal Minha Unisinos na data prevista no calendário da proficiência. No perfil de aluno, acesse >Acadêmico > Notas de Avaliações. Certifique-se que você está no contexto "estrito senso".

Revisão da Prova:

A solicitação de revisão da prova deve ser formalizada pelo aluno no Atendimento Unisinos nos prazos previstos no calendário da proficiência.

Cancelamento de Matrícula:

A solicitação de cancelamento de matrícula deve ser formalizada pelo aluno no Atendimento Unisinos. Acesse o Guia do Aluno - Mestrado e Doutorado para mais informações sobre as regras de cancelamento da proficiência.

Contato:

Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail: proficienciaestrito@unisinos.br