Mestrado e Doutorado em Comunicação

Linha de Pesquisa

Confira abaixo as linhas de pesquisa do Mestrado e Doutorado em Comunicação:

  • Mídias e Processos Audiovisuais

    Pesquisa as mídias audiovisuais e a convergência tecnológica em perspectiva cultural, política e filosófica. Desenvolve investigações teórico-metodológicas sobre a significação e a produção da produção, da circulação e do consumo de audiovisuais focalizando suas estéticas, linguagens e técnicas, os devires de cultura, as estratégias e a economia política dos meios.

    » Veja os projetos desenvolvidos pela linha de pesquisa
  • Linguagem e Práticas Jornalísticas

    Pesquisa os processos midiáticos e seus desdobramentos em produtos jornalísticos. Considera as rotinas produtivas, os contextos, as mensagens e a configuração de memórias na sociedade midiatizada. Contempla as formulações teóricas específicas do jornalismo articuladas em perspectiva multidisciplinar.

    » Veja os projetos desenvolvidos pela linha de pesquisa
  • Cultura, Cidadania e Tecnologias da Comunicação

    Pesquisa os processos midiáticos focalizados nas identidades culturais e sociabilidades, nas ações de cidadania dos movimentos sociais, nas dinâmicas das redes sociotécnicas e nas tecnologias da comunicação. As instâncias comunicacionais e midiáticas da produção, dos produtos e da recepção são estudadas através da experimentação de perspectivas multimetodológicas de caráter qualitativo e quantitativo.

    » Veja os projetos desenvolvidos pela linha de pesquisa
  • Midiatização e Processos Sociais

    Pesquisa as interações sociais e os processos interpretativos relacionados às mídias que ativam uma circulação midiática caracterizada por determinações mútuas entre produção, recepção e crítica social. Entende midiatização como as incidências da mídia contemporânea sobre questões de sociedade que, por sua vez, dirigem à mídia expectativas e desafios. Elabora, a partir de tais questões, uma reflexão continuada sobre o próprio campo de conhecimento em Comunicação.

    » Veja os projetos desenvolvidos pela linha de pesquisa