Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais

Professores

Confira os professores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais:

Coordenadora do Curso

  • Monika Weronika Dowbor

    Pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), doutorado em Ciência Política e mestrado em Sociologia (USP), pós doutorado no Centro de Estudos da Metrópole (CEM). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – UNISINOS.

    Áreas de atuação: Movimentos sociais, efeitos de movimentos nas políticas públicas, abrange tema de interações socioestatais, organizações da sociedade civil, políticas públicas entre outros.

    Linha de pesquisa: Atores sociais, políticas públicas e cidadania

    Currículo Lattes

    monikads@unisinos.br

Professores do Curso

  • Adriane Vieira Ferrarini

    Doutora em Sociologia – UFRGS, com estágio sanduíche no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2005). Mestre em Serviço Social – PUCRS. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Economia Solidária (Ecosol). Filiada às redes internacionais de pesquisa em economia social e solidária RILESS (latino-americana) e EMES (europeia).

    Áreas de atuação: economia solidária e cooperativa; superação da pobreza (Bolsa Família e suas formas de inclusão social e produtiva); epistemologias do Sul; inovação social; economia - criativa, colaborativa e compartilhada; Estado; políticas públicas; sentido emancipatório; intersetorialidade; participação.

    Linha de pesquisa:: Sociedade, Economia e Emancipação

    Currículo Lattes

    adrianevf@unisinos.br

  • Aloísio Ruscheinsky

    Pós-Doutorado - Universitat Autònoma de Barcelona – UAB/Espanha; Doutor em Sociologia – USP/SP; Lider do Grupo de Pesquisa Sociedade e ambiente: Atores, conflitos e políticas ambientais.

    Áreas de atuação:desigualdades [direitos à cidadania e à democratização das relações sociais]; acesso à novas tecnologias; políticas públicas; planejamento governamental; movimentos sociais; protagonismo e conflito político; conflitos Socioambientais/sustentabilidade, Estado, instituições, sociedade civil; Educação: inclusão, direitos e novas tecnologias.

    Linha de pesquisa:Atores sociais, políticas públicas e cidadania

    Currículo Lattes

    aloisior@unisinos.br

  • Carlos Alfredo Gadea Castro

    Pós-doutorado na University of Miami (Center for Latin American Studies, USA, 2012). Professor Visitante na Universität Leipzig, Alemanha (DAAD, 2015-2016). Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Professor de História (IPA, Uruguai). Bolsista de Produtividade 1C do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (CNPq).

    Áreas de atuação: Teorias Sociais Contemporâneas; Estudos Culturais; Violência e conflitos urbanos; Ações coletivas e movimentos sociais; Estudos étnico-raciais; Juventude e Cultura.

    Linha de pesquisa: Identidades e Sociabilidades.

    Currículo Lattes

    cgadea@unisinos.br

  • Carlos Eduardo Santos Pinho

    Doutor em Ciência Política pelo IESP/UERJ (antigo IUPERJ). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Estado, Desenvolvimento e Políticas Públicas. Ademais, atua nas seguintes áreas de ensino e pesquisa: Planejamento Governamental; Economia Política do Desenvolvimento; História Política no Brasil; História da Administração Pública; Relações Estado/Empresariado; Estado do Bem-Estar Social; Teoria Política; Teoria e Prática da Social-Democracia.

    Áreas de atuação: Estado; Políticas Públicas; Planejamento Estratégico Governamental; Economia Política do Desenvolvimento; História da Administração Pública no Brasil; Estado/Empresariado; Estado do Bem-Estar Social; Teoria e Prática da Social-Democracia; Teoria Política.

    Linha de pesquisa: Sociedade, Economia e Emancipação Atores sociais, políticas públicas e cidadania.

    Currículo Lattes

    cpinho19@unisinos.br

  • José Ivo Follmann

    Doutor em Sociologia - Universite Catholique de Louvain - UCL, Belgica, mestre em Ciências Sociais, bacharel em Ciências Cociais, estudos especiais em história contemporânea, cooperativismo e metodologia de pesquisa e planejamento. Diretor de Ação Social das Mantenedoras, Secretário para a Justiça Socioambiental e Coordenador do Conselho para a Missão da Província Religiosa dos Jesuítas do Brasil – BRA.

    Áreas de atuação: religiões e religiosidades; diversidade religiosa; as religiões e seus impactos sociais e políticos; relações étnico-raciais, papel social das universidades e transdisciplinaridade.

    Linha de pesquisa:: Identidades e sociabilidades

    Currículo Lattes

    jifmann@unisinos.br

  • José Rogério Lopes

    Pós Doutorado em Antropologia - UFRGS; Doutor em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia – PUC/SP; Editor da Revista Ciências Sociais Unisinos e Coordenador do LaPCAB-Laboratório de Políticas Culturais e Ambientais no Brasil. Bolsista de Produtividade 1D do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (CNPq).

    Áreas de atuação: políticas culturais; processos de patrimonialização cultural (material e imaterial); formação e agenciamentos de arquivos; coleções privados; interfaces entre patrimônios, comunidades e turismo; projetos coletivos e comunitários de produção de bens identitários e artefatos culturais; manifestações coletivas que enfatizem relações entre cultura e natureza.

    Linha de pesquisa:: Identidades e Sociabilidades.

    Currículo Lattes

    jrlopes@unisinos.br

  • Juliane Sant'Ana Bento

    Doutora em Ciência Política pela UFRGS (2017). Atua principalmente nos seguintes temas: sociologia política do direito, criminalização da política, ativismo judicial, separação de poderes e regras eleitorais.

    Linha de pesquisa:: Sociologia política do Direito, criminalização da político, ativismo judicial, separação de poderes e regras eleitorais

    Linha de pesquisa:: Atores sociais, políticas públicas e cidadania.

    Currículo Lattes

    julianebento@unisinos.br

  • Laura Cecília Lopez

    Doutora e Mestra em Antropologia Social – UFRGS. Graduação em Ciências Antropológicas (Orientação Sociocultural) pela Universidad de Buenos Aires.

    Áreas de atuação: sociedade e meio ambiente; políticas públicas (políticas geracionais e do envelhecimento); migrações e fronteiras; cidades e populações.

    Linha de pesquisa:: Atores sociais, políticas públicas e cidadania

    Currículo Lattes

    lauracl@unisinos.br

  • Luiz Inácio Germany Gaiger

    Doutor em Sociologia - Université Catholique de Louvain/Paris. Bolsista de Produtividade 1D do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (CNPq). Integra o Grupo de Pesquisa em Economia Solidária e Cooperativa, EcoSol. Coordena a Rede de Investigadores Latino-americanos de Economia Social e Solidária – RILESS. É codiretor da Revista Otra Economía.

    Áreas de atuação: Economia solidária, empresas sociais, movimentos sociais, trabalho e alternativas sociais.

    Linha de pesquisa: Sociedade, Economia e Emancipação.

    Currículo Lattes

    gaiger@unisinos.br

  • Marília Veríssimo Veronese

    Mestre e Doutora em Psicologia Social – PUCRS, com estágio sanduíche na Universidade de Havana (2001) e no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2003). Foi editora da revista Otra Economía durante cinco anos, fazendo hoje parte de sua equipe editorial. Pesquisadora associada ao grupo ECOSOL, do PPG Ciências Sociais – UNISINOS; filiada às redes internacionais de pesquisa em economia social e solidária RILESS (latino-americana) e EMES (europeia).

    Áreas de atuação:trabalho (seja sua organização autogestionaria ou hierárquica), em suas interfaces com as múltiplas instituições e elementos como gênero, raça, classe, espaço e tempo. Economia solidária, práticas associativas no âmbito das "culturas de resistência“; grupos quilombolas; indígenas; comunitários; catadores de material reciclável; usuários do sistema de saúde mental; saúde coletiva; representações sociais.

    Linha de pesquisa::Sociedade, Economia e Emancipação

    Currículo Lattes

    mariliav@unisinos.br

  • Miriam Steffen Vieira

    Pós-Doutora em Antropologia Social – UFRGS; Doutora em Antropologia Social – UFRGS. Coordenadora do Curso de Graduação em Ciências Sociais – UNISINOS. Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade de Cabo Verde e pesquisadora associada ao Centro de Investigação em Género e Família e ao Laboratório de Pesquisa em Ciências Sociais da Universidade de Cabo Verde. Líder do Grupo de Pesquisa Sibitxi: Gênero e Raça em Contextos Africanos e Latino-Americanos.

    Áreas de atuação: gênero e feminismos; interseccionalidades; produção de legalidades e políticas públicas de gênero; teoria feminista e estudos africanos.

    Linha de pesquisa: Identidades e sociabilidades

    Currículo Lattes

    miriamsv@unisinos.br

Professores Bolsistas - Projeto Capes Edital PNPD (Plano Nacional de Pós-Doutorado)

  • Cristian Jobi Salaini

    Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Tem atuado em assessorias para o Instituto do Patrimônio Artístico Histórico Nacional (IPHAN) e para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) na aplicação de políticas públicas que vem sendo dirigidas por estas instituições a temas que envolvem a participação da disciplina antropológica. Além disso, tem trabalhado junto a instituições de ensino como professor assim como na produção de materiais instrucionais. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, atuando em temas como: identidade étnica, patrimônio imaterial, arte, territorialidade, identidade regional, propriedade intelectual de grupos tradicionais e comunidades remanescentes de quilombo. Atualmente tem se debruçado no estudo de políticas públicas de recorte étnico racial no âmbito da América Latina, com ênfase na matriz decolonial e na Antropologia do Estado.

    Currículo Lattes

  • Roberta Cornelos Resende

    Doutora em Ciência Política (UFRGS), com estágio doutoral no Brazil Institute - Kings College London, Mestre em Sociologia (UFPR) e Bacharel em Ciências Econômicas (UFPR). Possui experiência em pesquisas sobre partidos políticos, coligações eleitorais e estudos legislativos. Integrante do projeto de pesquisa “Sem o rio e sem o mar: implementação de tecnologia social de governança participativa para políticas públicas de recuperação da Bacia do Rio Doce no Espírito Santo”, coordenado pela prof. Monika Dowbor.

    Currículo Lattes

Professores voluntários

  • José Odelso Schneider

    Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

    Áreas de atuação: Cooperativismo, educação e desenvolvimento, discriminação, trabalho, educação cooperativa, teorias sociológicas, sociologia geral, sociologia do trabalho, sociologia do desenvolvimento e globalização.

    Currículo Lattes

(*) Professores dos cursos de mestrado e doutorado em Ciências Sociais


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades