MBE em Manufatura Avançada

Período Início do curso: 18/09/2020 Término do curso: 30/08/2022

Datas sujeitas a alterações.

Término das atividades: 08/12/2018 Entrega da monografia: 22/02/2019
Carga horária 360 horas
Local Campus Unisinos São Leopoldo
Dias das aulas Aulas Quinzenalmente, nas sextas-feiras das 18h45 às 22h45 e aos sábados das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30

 

A Unisinos, atenta às recomendações dos órgãos de saúde e comprometida em garantir o início do semestre de estudos para seus alunos, iniciará suas aulas na modalidade presencial remoto. Em caso de dúvidas, contate a coordenação do seu curso.

Para quê

Empresas de diversos setores têm ganhado competitividade ao investir em técnicas avançadas de gestão da produção de diferentes sistemas produtivos presentes no mercado. Neste MBE você aprenderá a diagnosticar os problemas e prescrever receitas para tonificar a saúde tecnológica da sua empresa, decidindo e integrando os sistemas de manufatura e de produção a partir dos conceitos, técnicas e ferramentas.

O curso proporciona ao profissional o nivelamento de conhecimento básico em sistemas produtivos e estratégia de manufatura. Além de conhecer as tecnologias envolvidas na Manufatura Avançada, ele trabalha os aspectos de gestão, ou seja, como definir, escolher e gerir os sistemas produtivos que incorporarem as tecnologias de manufatura.

As modernas tecnologias de manufatura que vem sendo aplicadas na indústria mundial serão expostas a partir de uma sólida base teórico-conceitual. O curso apresenta um conjunto de técnicas e ferramentas para avaliar e visualizar os impactos das aplicações das tecnologias antes de sua implantação. Esse aspecto procura mitigar riscos e aperfeiçoar o processo decisório de adoção das tecnologias que compõem a Manufatura Avançada. Serão expostos casos práticos e utilizados mecanismos lúdicos para visualização prática dos conceitos. Adicionalmente, o curso prevê visitas técnicas para compreensão do uso das tecnologias no contexto produtivo real. Essas visitas técnicas procuram também ampliar e favorecer a transposição dos conceitos teóricos para a realidade, contribuindo para a produção de sentido específico do conhecimento adquirido.

Além disso, destaca-se o corpo docente desse MBE, que é formado por pesquisadores, professores e profissionais que aliam a experiência no mercado e o sólido conhecimento teórico. Esse aspecto permite dialogar com os discentes que possuem diferentes origens formativas e contextos produtivos.

Para quem

A qualificação em manufatura avançada é voltada para profissionais graduados em engenharias de Produção, Mecânica, de Controle e Automação, Elétrica e de Software. Formados em Administração, Gestão da Produção Industrial, Logística, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e outros profissionais graduados com interesse na área também serão beneficiados.

A qualificação profissional pós-curso

Ao final do curso o aluno deverá demonstrar competências para:

• Distinguir e compreender os elementos fundamentais presentes nos sistemas de manufatura e de produção;
• Visualizar a integração dos sistemas de manufatura e de produção com a estratégia organiza-cional e construir políticas consistentes de manufatura;
• Compreender as aplicações tecnológicas em termos de seus benefícios e limitações;
• Habilitar a base analítica a partir de técnicas estatísticas e de simulação computacional;
• Avaliar a produtividade e eficiência para direcionar a aplicação tecnológica como incremento a competitividade dos sistemas de manufatura e produção;
• Integrar os sistemas de informação aos sistemas de manufatura e de produção como suporte ao conjunto de tecnologias de automação e controle;
• Ampliar a consciência das aplicações locais das tecnologias, as limitações e desafios das im-plementações realizadas.

Coordenação do curso

Está com dúvidas sobre o curso, o currículo ou mercado de trabalho? Converse com a coordenação do curso.

Entre em contato e saiba mais:

Fone: +55 (51) 3591 1200 - de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.
Whatsapp: (51) 99995-5572 - de segunda a sexta-feira das 8h30 às 18h. Clique aqui e entre em contato.
E-mail: minhapos@unisinos.br

Atendimento Unisinos
Fone: +55 (51) 3591 1122


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades